25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

A culpa é da chuva! - 03/12/2022, 07:56 - Vinicius Viana

Ruas de Itabuna ficam debaixo d'água após nível de rio subir

Nível do Rio Cachoeira subiu nove metros após as fortes chuvas que caíram em Itabuna

Ruas de Itabuna ficam debaixo d'água após nível de rio subir
Ruas de Itabuna ficam debaixo d'água após nível de rio subir |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

O nível do Rio Cachoeira subiu nove metros após as fortes chuvas que caíram em Itabuna, no sul da Bahia, até a noite desta sexta-feira (2). Por conta disto, a cidade registrou pontos de alagamento na sede e na região da zona rural.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de vítimas. O órgão também explicou que o nível subiu por causa das chuvas nas cabeceiras dos rios que formam a bacia do Cachoeira: Piabanha, Salgado e Colônia.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, durante a tarde de sexta-feira (2), o rio havia subido 5,5 metros. Do total, três metros foram registrados apenas na última quinta-feira (1º).

O aumento no nível do Rio Cachoeira gerou preocupação no órgão público e nos moradores da região, afinal o rio corta a cidade de Itabuna e sua cheia deixou as ruas da cidade alagadas durante os temporais de dezembro de 2021.

De acordo com o diretor da Defesa Civil da cidade, Caíque Brito, foram registrados mais de 200 milímetros de acumulado de chuva no Piabanha só nas últimas 24 horas. A situação fez com que a cidade de Arataca, próxima ao rio, ficasse isolada.

Além do acumulado no Rio Piabanha, a sede de Itabuna registrou 151 milímetros de chuva só nesta sexta, em apenas 12h. A situação é preocupante, porque

"Essa água do Rio Piabanha não teve nenhum tipo de contenção e escorreu para o Rio Cachoeira. Com a chuva em Itabuna, as águas dos canais também foram para o rio e o nível subiu bastante", explicou Caíque.

Confira o vídeo

exclamção leia também