As cidades de Itabuna, Ilhéus e Guaratinga, no sul da Bahia, sofreram com fortes chuvas nesta segunda-feira (24). Devido ao acúmulo de água, ruas ficaram alagadas, impedido as pessoas de transitarem normalmente pela cidade. Não há informações sobre feridos, nem sobre desabrigados.
A tendência é que a chuva continue por toda a semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta de perigo para Itabuna e Ilhéus, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Assim como a Defesa Civil das duas cidades, o instituto prevê céu nublado e pancadas de chuva. Na quinta, a chuva pode dar uma trégua, mas deve voltar na sexta-feira (28).
Em Ilhéus, entre 9h e 15h de segunda-feira, foram registrados 47 milímetros de chuva. Alagamentos nas ruas do centro da cidade e nos bairros Teotônio Vilela, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória e na Cidade Nova foram registrados.
Sete voos tiveram que ser cancelados ou alternados no aeroporto Jorge Amado, na cidade. Até quinta (27), é estimado que o acumulado seja de 110 milímetros.
Em Itabuna, com apenas meia hora foram registrados 20 milímetros de chuva. A Defesa Civil da cidade prevê que o número suba para 60 milímetros até quinta-feira.