27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

É taça na raça, Brasil! - 23/11/2022, 06:05 - Wiliam Falcão* - Atualizado em 23/11/2022, 09:05

Rua 13, na Federação, está pronta pra ver o hexa da Seleção Brasileira

Moradores do bairro da Federação caracterizaram a rua e agora é só festa para assistir a Copa

A comunidade é uma das referências dos soteropolitanos quando o assunto é se caracterizar para a Copa do Mundo.
A comunidade é uma das referências dos soteropolitanos quando o assunto é se caracterizar para a Copa do Mundo. |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

Às vésperas da estreia do Brasil no Mundial do Catar, as ruas de Salvador vão ganhando a ‘cara’ da seleção brasileira. Uma das mais comentadas da capital neste ano é a Rua 13, localizada no bairro da Federação. A comunidade é uma das referências dos soteropolitanos quando o assunto é se caracterizar para a Copa do Mundo.

Um dos organizadores da festa no local, Ivo Moreira relembra quando todo esse projeto de padronizar a rua para a Copa começou. “Eu 98 eu passei a morar aqui e tem um amigo nosso chamado Naldinho que foi o idealizador de criar a primeira bandeira, uma bandeira aérea. Aí eu tomei gosto e fui ajudando ele também.”, recordou em entrevista exclusiva à equipe do MASSA!.

Morador do bairro há 48 anos, Miltinho Dourado sempre participa das festas protagonizadas na comunidade. Ele revela estar na expectativa para o jogo de amanhã contra a Sérvia, já que será uma verdadeira festa na região. “No dia dos jogos a gente vai ter o telão, com palco porque a gente vai ter aqui samba de roda. A gente vai fazer essa festa também para trazer o público de fora para conhecer a Rua 13, a mais linda de Salvador, e ajudar todos os comerciantes daqui. Eu acho que é isso que a gente tem que fazer, mostrar amor e carinho. E que o Brasil ganhe o hexa pra essa rua ficar mais conhecida ainda”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Rua 13, na Federação, está pronta pra ver o hexa da Seleção Brasileira

Por conta do forte calor no Catar no mês de junho, esta edição está sendo disputada em novembro, mas para ele o importante é a realização do evento. “Qualquer mês que tiver a Copa. É um evento único, que traz alegria, amor, carinho e a união de todos os brasileiros.”, vibrou.

Diante de tanta proporção que a decoração foi tomando, a Rua 13 teve que criar uma conta nas redes socias para divulgar imagens das artes feita pelos próprios moradores. Giselle Miranda é a administradora da página @rua13nacopa revelou que muitas pessoas de outros bairros têm pedido para ver de perto toda organização feita na comunidade. “Muitas pessoas viram de fora através do Instagram, que tomou uma proporção enorme e já possui mais de 6 mil seguidores.”, afirmou.

Rua 13, na Federação, está pronta pra ver o hexa da Seleção Brasileira Rua 13, na Federação, está pronta pra ver o hexa da Seleção Brasileira Rua 13, na Federação, está pronta pra ver o hexa da Seleção Brasileira

Correria pra deixar tudo pronto


Quem ver agora tudo quase pronto e muito bonito, não imagina a correria da galera pra terminar todos os detalhes antes do primeiro jogo do Brasil. “A comunidade se juntou, a união fazendo a força com um pouquinho daqui e um pouquinho dali a gente foi resolvendo as questões da decoração. Fizeram rifa, fizeram bingo para puder arrecadar tudo”, explicou Anderson Brito, um dos responsáveis por pintar os asfaltos.

Anderson se recorda de quando começou todos os preparativos na rua para que tudo ficasse pronto há tempo. "Foram quase dois meses, porque é uma preparação que tem que ter calma para fazer. O chão tem que ter a compreensão da comunidade pois não pode fechar as ruas todos os dias”, revelou o pintor, que demonstrou gratidão em ver suas pinturas sendo vistas por pessoas de todo país. “A gente tá aqui fazendo tudo pela comunidade e quando a gente é reconhecido pelo nosso trabalho é gratificante. A gente tem que dar oportunidade a comunidade, a favela.”, finalizou.

exclamção leia também