
Os rodoviários de Salvador cancelaram uma passeata, nesta terça-feira (3), que tinha objetivo de questionar a retirada da circulação de dinheiro em espécie nos ônibus até este domingo (1°). A aprovação para a mobilização ocorreu durante assembleia realizada no dia 15 de outubro.
A princípio, os trabalhadores relataram a ida às ruas caso a gestão continuasse com a medida até o primeiro dia de novembro deste ano. Dessa forma, por meio de um comunicado, o sindicato da categoria reforçou que permanece acompanhando a discussão.
“Como esse avanço não ocorreu, informamos que a nossa passeata está CANCELADA.. Mas que fique bem claro que nós seguimos atentos e vigilantes na defesa dos postos de trabalho da categoria”, diz o comunicado oficial.
Procurado pela reportagem do MASSA!, o presidente do sindicato, Fábio Primo, garantiu que haverá manifestação em caso de retirada do dinheiro.
"Caso a prefeitura tire o dinheiro do sistema convencional iremos se manifestar", frisou.
Anúncio do fim do dinheiro nos ônibus
A medida anunciada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), no dia 6 de outubro conforme publicação no Diário Oficial do município, gerou questionamentos por parte da classe.
Como solução, os ônibus da frota do transporte público da capital baiana passarão a aceitar pagamentos de passagens via QR Code. Estabelecida por meio da portaria N°. 295/202, a medida prevê ainda que o pagamento das entradas pode ser feito com o bilhete avulso ou identificado, vale-transporte eletrônico e especial, e meia passagem estudantil.
Leia Também:
De acordo com as informações publicadas no Diário Oficial, a Semob revelará, de forma progressiva, as linhas em que o pagamento em dinheiro deixará de ser aceito nos coletivos.
A reportagem do MASSA! entrou em contato com a Prefeitura de Salvador para obter detalhes sobre o atual cenário dessa mudança. Não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto e a matéria será atualizada assim que houver um posicionamento oficial.

