26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Temporal - 02/05/2024, 07:12 - Amanda Souza

Rio Grande do Sul tem estado de calamidade pública decretado

Quase 3 mil pessoas estão desalojadas ou em abrigos; pelo menos 104 municípios do estado foram afetados pela chuva

Estado está enfrentando dias de muita chuva
Estado está enfrentando dias de muita chuva |  Foto: Divulgação / Marinha do Brasil

O governo do Rio Grande do Sul publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), na noite desta quarta-feira (1), o decreto de calamidade pública no estado. As fortes chuvas que atingem o estado já afetaram cerca de 20 pessoas, com pelo menos 10 mortos, 21 desaparecidos, 1,4 mil pessoas desalojadas e outras 1.145 vivendo em abrigos.

Em nota assinada pelo governador Eduardo Leite foi informado que os eventos meteorológicos provocaram "danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas".

O presidente Lula deve comparecer ao estado nesta quinta-feira (2) para adotar medidas junto ao governo estadual. Até o momento, a Força Aérea Brasileira (FAB) ká está auxiliando com o resgate de pessoas ilhadas. Foram empregados dois helicópteros – H60L Black Hawk, pertencentes ao Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV).

A situação no estado é preocupante e o governo tem emitido alertas e adotado medidas de segurança para garantir a salvaguarda dos cidadãos. As aulas da rede estadual de educação foram suspensas em todo o estado nesta quinta (2) e sexta-feira (3).

exclamção leia também