
Um incidente parou o bairro de Vale das Pedrinhas, nesta sexta-feira (12). Na ocasião, uma retroescavadeira provocou o desabamento de parte de uma estrutura e atingiu algumas casas na localidade da capital baiana. O operador do equipamento se feriu e foi resgatado pelo SAMU, sendo atendido e liberado.
Segundo o site Nordeste Eu Sou, a retroescavadeira estava em operação, mas um trecho do solo cedeu, o que gerou o fato. Moradores teriam ficado em choque com o barulho do ocorrido. A causa do acidente será investigada.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que está isolando o local e evacuando. "Uma vítima foi socorrida pelo Samu. A Codesal também foi acionada para fazer avaliação", diz a nota.
Posicionamento da Empresa Direcional
O MASSA! procurou a empresa Direcional para obter o posicionamento oficial sobre o desabamento. A assessoria de imprensa da construtora lamentou o acidente e destacou que os moradores do entorno foram realocados antes do episódio. Confira a nota abaixo:
A empresa lamenta o ocorrido na manhã de hoje (12) em seu empreendimento no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, e informa que não houve vítimas. Um dos operadores de máquina que estava no local no momento, sentiu-se mal e foi conduzido, pelo SAMU, ao hospital, onde foi prontamente atendido e liberado.
Informa também que está em total conformidade com as normas legais e regulatórias, autorizadas pelos órgãos competentes, com o devido licenciamento e autorização para a realização das obras. Reforça que, como medida preventiva e de segurança, as famílias residentes no entorno foram realocadas na data de ontem e que eventuais danos causados nas casas serão avaliados.
Posicionamento da Codesal
A Codesal emitiu uma nota oficial na tarde desta sexta-feira (12) sobre o acidente. Confira na íntegra abaixo:
REF. ACIDENTE ENVOLVENDO GUINDASTE - RUA FRANCISCO ROSA - RIO VERMELHO (ÁREA DA ANTIGA FACULDADE RUY BARBOSA)
A DEFESA CIVIL DE SALVADOR (CODESAL) REALIZOU VISTORIA EM ENCOSTA ONDE OCORREU ACIDENTE ENVOLVENDO GUINDASTE EM CANTEIRO DE OBRAS. O EQUIPAMENTO ESCORREGOU COLOCANDO EM RISCO DIVERSAS CASAS, DE CONSTRUÇÃO IRREGULAR, EM UMA COMUNIDADE NA REGIÃO. OS MORADORES FORAM EVACUADOS. A ÚNICA VÍTIMA, JÁ SOCORRIDA PELO SAMU, FOI O OPERADOR DO GUINDASTE. EMPRESA FOI NOTIFICADA A ENCAMINHAR MORADORES PARA UM HOTEL ATÉ QUE O RISCO SEJA SANADO. A SEDUR FOI ACIONADA PARA REALIZAR OS PROCEDIMENTOS DEVIDOS.