Apesar de ser fundamental e descrita na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a segurança alimentar ainda é deficiente em boa parte do Brasil. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em abril deste ano, 21,6 milhões dos domicílios brasileiros estavam em situação de insegurança alimentar em 2023.
Leia também:
Concessionária alerta para possíveis alterações no trânsito da BR-324 nesta quinta
Bet ligada à Gusttavo Lima e Deolane está proibida de atuar no Brasil
Uesb abre vagas para cursos de licenciatura EaD
Na Bahia, o cenário não é muito diferente: cerca de 40% dos lares estão fragilizados pela mesma condição. Apesar da queda nos índices em relação ao levantamento anterior, realizado nos anos de 2017 e 2018, o número ainda não agrada.
Pensando nisso, a gestão municipal de Salvador tem apostado no projeto Restaurantes Populares Vida Nova, que visa atender a população em vulnerabilidade social, garantindo que a fome seja diminuída e essas pessoas consigam aumentar sua dignidade através da alimentação.
O Portal MASSA! conversou com Karine Assis, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer de Salvador (Sempre), para esclarecer os principais objetivos do projeto.
A nutricionista contou que as 4.400 refeições diárias distribuídas pelas 10 unidades dos Restaurantes Populares são pensadas para atender às necessidades básicas de pessoas que, na maioria das vezes, só terão aquele prato à sua disposição durante todo o dia.
Como profissional da saúde, Karine destacou que a construção dos cardápios prioriza a distribuição dos macronutrientes, sendo ofertados através de duas opções de proteínas, duas opções de saladas - crua e cozida -, arroz, feijão e guarnições, além de sucos e frutas para a sobremesa.
“Uma equipe de nutricionistas [da Sempre] se reúne mensalmente para pensar nos cardápios. Sempre levamos em consideração as questões nutricionais e culturais também, que são super importantes. Nas sextas-feiras, fazemos o que chamamos de ‘panelaço’, com comidas ‘mais pesadas’, como feijoada, cozido, dobradinha… fazemos questão de variar”, descreveu.
Karine Assis destacou que as portas dos restaurantes populares estão abertas para todo e qualquer cidadão que queira e precise utilizar o serviço. Para conseguir um prato, basta entrar na fila, pegar uma ficha e aguardar a abertura das unidades, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. E o melhor: o rango sai de graça.
“Não existe distinção. A única diferença da fila convencional é a de prioridade, então qualquer pessoa pode, sim, ter acesso ao cardápio que fornecemos de maneira gratuita”, explicou.
Unidades
Apenas em 2024, a Prefeitura de Salvador entregou 8 unidades de Restaurantes populares em toda a cidade. Anteriormente, a capital baiana já contava com o funcionamento das unidades de São Tomé de Paripe, inaugurado em 2016, e de Pau da Lima, entregue em 2020. Juntos, os restaurantes forneciam 1.100 refeições por dia.
As unidades inauguradas em seguida - Águas Claras, em março, e Periperi, em abril, - passaram a distribuir 450 refeições cada, enquanto as restantes fornecem 400 pratos diários cada. São elas: Fazenda Coutos e Sussuarana, inauguradas em junho; São Cristóvão, Mares e Valéria, inauguradas em julho; e Pernambués, a última entrega, realizada em setembro.
Os números alegram a nutricionista, que já coordena o núcleo há cerca de seis meses. “É gratificante, porque a gente trabalha com um público que sofre com todos os tipos de vulnerabilidade, seja social ou alimentar. Então ter a gratidão das pessoas que estão recebendo essa refeição dá muita alegria”, afirmou Karine Assis.
10º restaurante em Salvador
Dia 27 de setembro foi marcado pelas comemorações em homenagem a São Cosme e Damião, mas também pela entrega do décimo e último restaurante popular aberto em 2024. A última sexta-feira foi de muita alegria para a população de Pernambués, que recebeu, no Largo da Ventosa, mais um equipamento do projeto que servirá à comunidade.
O cardápio da inauguração foi diferenciado: quem esteve lá pôde se deliciar com caruru, vatapá, feijão fradinho, xinxim de frango, farofa de azeite de dendê, arroz e banana. O prato, de dar água na boca, foi cuidadosamente pensado por Karine e sua equipe, que nunca deixam passar oportunidades como essa.
“A gente sempre tem esse cuidado: nas inaugurações e datas comemorativas, trazemos cardápios ligados à cultura, porque não é só a questão da comida. A gente tem ali famílias que vão poder se sentar à mesa, juntas, para se alimentar e comemorar”, disse a coordenadora.
Confira os endereços completos de cada um dos Restaurantes Populares Vida Nova:
- SÃO TOMÉ DE PARIPE:
Rua Santa Filomena, SN – São Tomé de Paripe
- PAU DA LIMA:
Av. Aliomar Baleeiro, 1984 – Térreo – Jardim Cajazeiras – Pau da Lima
- ÁGUAS CLARAS:
Rua do Matadouro, 258 – Loja térreo – Águas Claras
- PERIPERI:
Rua Doutor Almeida, nº 161 – Loja térreo – Periperi
- FAZENDA COUTOS:
Rua Dom Macedo Costa, 36 – Fazenda Coutos
- SUSSUARANA:
Rua Manoel Bispo dos Santos, 13 – Novo Horizonte/Sussuarana
- SÃO CRISTÓVÃO:
Av. Aliomar Baleeiro, 200 – São Cristóvão
- MARES:
Rua Barão de Cotegipe, 192 – Mares
- VALÉRIA:
Rua da Matriz, 102 – Valéria
- PERNAMBUÉS:
Largo da Ventosa, final de linha - Pernambués