Nesta quinta-feira (28), os Restaurantes Populares Vida Nova, situados em São Tomé de Paripe, Pau da Lima e Águas Claras, ofereceram, ao todo, 1.550 pratos compostos por caruru, vatapá e duas opções de proteínas – peixe e xinxim de frango, acompanhados de suco, aos beneficiários. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).
Em março, até o momento, foram servidas 26.300 refeições nos três restaurantes do município e esse número tende a aumentar até o final do mês. Entretanto, o nome “Vida Nova” não foi escolhido por acaso, já que a proposta é que para além das refeições, o beneficiário possa ter acolhimento, receber assistência social e ter a possibilidade de participar de capacitações profissionais.
O Secretário Júnior Magalhães, do SEMPRE, esteve presente na unidade de Águas Claras, recém-inaugurada, e afirma que pretende, até junho, entregar mais sete restaurantes. Além disso, conta o objetivo do projeto:
“A ideia é que cada restaurante do Vida Nova, tenha um CRAS de referência. Aqui temos o CRAS de Castelo Branco, que é quem estará acompanhando essas famílias com atendimento psicossocial. Terão ações semanais e traremos o CadÚnico para que durante o tempo em que as pessoas estiverem na fila, possam atualizar o cadastro único.”
Era possível sentir o cheirinho do caruru e do vatapá até mesmo fora do espaço e a comida diferente dos dias usuais, em alusão à Semana Santa e aos costumes dessa data na Bahia, chamou a atenção de muita gente. Dois deles são Roberto Carlos e Carlos Roberto Sampaio, pai e filho.
Segundo Roberto, é a segunda vez dos dois no restaurante e ele afirma que almoçar lá ajuda muito a economizar na renda de casa: “Não tem nem comparação”, conta.
O cardápio diferente tornou tudo ainda melhor. “É o que o baiano gosta, não tem jeito. Vale a pena pegar a fila”, ressalta o filho.