Uma dos pontos altos do evento “Mulher + Comércio”, que acontece nesta quarta-feira (27), em Salvador, foi o lançamento do livro 'Mulheres Empreendedoras da Bahia', escrito pela historiadora e professora universitária Patrícia Valim. A publicação é uma realização da Fecomércio BA, por meio da Câmara da Mulher Empresária.
O livro foi dividido em duas partes. Na primeira, Patrícia faz um apanhado de histórias não conhecidas de mulheres empreendedoras do passado, com destaque para a importância do resgate dessas memórias.
"E se das tantas coisas que a gente pode aprender conhecendo mulheres absolutamente desconhecidas do passado e que diante de crises tiveram saídas absolutamente corajosas de romper com os limites daquilo que a sociedade do passado dizia", ressaltou.
A autora também destacou que a obra é uma forma de reparação histórica por livros que falam apenas de empreendedores homens. "O livro 'Grandes Empresários da Bahia' é belíssimo, mas cada uma de nós, quando acabávamos de ler as histórias ótimas, muito importantes e inspiradoras, a gente se perguntava, cadê as mulheres da Bahia?", provocou.
Já a segunda seção, que tem curadoria da Câmara da Mulher Empresária (CME), coordenada por Ana Alonso, faz uma homenagem às empreendedoras baianas, ou aqui radicadas. "São mulheres donas e idealizadoras de negócios, sobretudo no setor do comércio de bens, serviços e turismo e também algumas delas que militam no empreendedorismo social", explicou Délia Coutinho, coordenadora de comunicação da Fecomércio BA.
Por fim, Patrícia agradeceu pelo apoio da organização e reforçou a força dos relatos das personagens do livro. "Estive acompanhada por mulheres que eu tive a sorte de conhecer cada uma dessas histórias e conversar com cada uma delas, e quero agradecer pela confiança e pela troca que foi belíssima, aprendi demais com cada uma de vocês", concluiu.