
Com os portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fechados a partir das 13h e a prova de redação prestes a ser iniciada neste domingo (9), a tensão e a expectativa giram em torno do tema da prova. No Colégio Estadual Luiz Viana, em Brotas, os estudantes chegaram afiados, compartilhando palpites e repertórios que prepararam ao longo do ano.
Os jovens candidatos revelaram ao MASSA! que apostam em temas contemporâneos, que vão desde tecnologia até questões ambientais e educacionais:
➡️ Joaquim Gonzaga (16 anos, aluno do IFBA): "Eu acho que o tema da redação esse ano vai ser o uso da inteligência artificial no mercado de trabalho. E eu pretendo utilizar algo relacionado a algum filme que venha a abordar sobre o quão importante é a gente valorizar os trabalhos manuais e as pessoas que trabalham no nosso dia a dia".

➡️ Laís (19 anos, quer cursar Direito): "Eu não estudo mais, eu já estou formada na escola, mas eu vou tentar uma vaga de Direito, e acho que talvez o tema desse ano seja alguma coisa sobre o meio ambiente. No repertório eu quero usar algo sobre o filme Interestelar".

➡️ Mariana Brito (aluna do Bernoulli): "Eu acho que vai cair na redação alguma coisa relacionada ao uso de celulares nas escolas por causa da lei que foi efetivada esse ano e eu pretendo usar o repertório de lei das redes, que é o Coringa".

Professores alertam para erros comuns na escrita formal
A redação é uma parte decisiva do Enem, valendo até 1000 pontos. A professora e ex-corretora Helena Pinheiro alerta que os deslizes mais frequentes ocorrem na Competência I, que avalia o domínio da modalidade escrita formal.
“Na redação, a maior vilã é a Competência I, já que cobra a modalidade escrita formal, ou seja, desvios de ortografia, pontuação, regência, concordância... As maiores incidências são problemas com o uso das vírgulas e com a ausência de paralelismo sintático”, explica.

Para Helena, o desempenho na prova reflete o preparo ao longo do ano. "É preciso administrar o tempo nas avaliações e treinar a escrita com antecedência”, diz, alertando que a ansiedade e o cansaço são inimigos da boa redação. “A ansiedade pré-Enem atrapalha muito, pois muitos candidatos não relaxam nem descansam na semana anterior. O cansaço é consequência dessa ansiedade e da autocobrança tão comum entre os jovens".
O impacto psicológico do tempo e da pressão
O fator emocional é crucial na reta final da prova. O psicólogo George Barbosa explica que, quando o tempo começa a apertar, o corpo e a mente do estudante entram em estado de alerta.
As principais reações emocionais são ansiedade, nervosismo e inquietação, pois o sistema nervoso central reage aos sinais de estresse.
George Barbosa

Para manter o controle, o profissional recomenda estratégias práticas. "Respirar fundo, tomar água ou caminhar até o banheiro ajudam a aliviar a tensão”. Ele ainda aconselha os candidatos a manterem a perspectiva: “Lembrar que não é a última chance de ingressar na universidade ajuda a reduzir a ansiedade e manter o equilíbrio emocional”, conclui.
