25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Pensando na natureza - 22/03/2024, 10:10 - Marcela Magalhães / A Tarde

Reciclagem de óleo de cozinha diminui descarte indevido nas praias

Brasil consome mais de 5 bilhões de litros de óleo ao ano

Óleo de cozinha pode ser reciclado
Óleo de cozinha pode ser reciclado |  Foto: Reprodução/Tv Liberal

Em uma iniciativa voltada para preservar os ecossistemas aquáticos e promover a conscientização ambiental, a empresa Biotank está buscando diminuir o descarte indevido nos rios e mares. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a empresa fez uma parceria com o Parque Shopping Bahia, onde há um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, que será reciclado e transformado em detergente ou biocombustível.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil consome mais de 5 bilhões de litros de óleo ao ano e 1L em cada 4L consumidos é descartado de forma irregular. O descarte adequado do óleo de cozinha é essencial para evitar a contaminação de rios, mares e praias. O óleo, quando descartado de forma irregular, forma uma película na superfície da água, prejudicando a vida marinha e comprometendo a qualidade dos ecossistemas aquáticos, impedindo a respiração das plantas e a absorção de nutrientes, além de fazer uma barreira contra a luz solar.

Em 2023, a unidade do Parque Shopping Bahia recebeu 250 litros de óleo de cozinha usado durante a campanha, informa Lulie Najar, superintendente do local. Os doadores que contribuírem com dois litros de óleo recebem como incentivo um detergente de 500ml, promovendo não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também incentivando a participação da comunidade.

Para descartar da forma correta, deve-se reservar o óleo após o uso, utilizar uma peneira para remover os resíduos e transferi-lo para uma garrafa PET. Em seguida, é só levar ao ponto de coleta. No Parque Shopping Bahia os postos de coleta de óleo de cozinha funcionam durante todo o ano, no horário de funcionamento do shopping, e estão localizados no CAC (Central de Atendimento ao Cliente), no piso L1 do Parque Shopping Bahia.

Marcel Denofrio, Sócio Diretor da Biotank, destacou a falta de conscientização ambiental como um dos principais desafios para coleta desses resíduos. Além disso, ele ressaltou que, além do detergente, o óleo reciclado pode ser transformado em biocombustível, contribuindo para a redução do impacto ambiental por ser uma fonte de energia renovável. Sobre o processo de tratamento do óleo, ele descreve da seguinte forma: “Após coletar o óleo, aquecemos, depois é feito uma filtragem entre os resíduos líquidos e sólidos, em seguida separamos a água do óleo através do processo de decantação, nas usinas de biodiesel eles retiram a acidez.”

A empresa compra o óleo queimado dos estabelecimentos que trabalham com fritura, desde o MCDonald 's até os pequenos comerciantes, totalizando em média 600 mil fornecedores de óleo. Mensalmente a Biotank coleta cerca de 40 mil litros, e revende para empresas de detergente e bio usinas, já os resíduos sólidos são vendidos para empresas de criação de porcos.

exclamção leia também