
Novidade na área? Um mergulhador capturou um peixe-leão, na manhã do último sábado (26), no mar da praia do Porto da Barra, em Salvador. No entanto, a notícia não é tão boa já que o animal é uma espécie invasora, que representa ameaça a ecossistema locais.
Leia Também:
Segundo o mergulhador responsável pela captura, Robson Oliveira, o peixe foi avistado durante um mergulho comum com turistas. "Como tenho curso de manuseio de espécies marinhas, fizemos a retirada, colocamos em um local apropriado, fornecemos oxigênio ao animal e esperamos o pessoal da UFBA vir buscar", disse Robson.
O peixe-leão, originário do Indo-Pacífico, tem cores vibrantes e nadadeiras majestosas. De acordo com Oliveira, a espécie invadiu o Atlântico e o Caribe, e agora também ameaça a costa brasileira.
Sem predadores naturais na região, o peixe-leão se reproduz rápido e devora tudo o que encontra: peixes nativos, camarões, lagostas - destruindo o equilíbrio dos recifes e prejudicando toda a cadeia alimentar.
Conforme os estudos dos pesquisadores da UFBA, o peixe tinha aproximadamente um ano e meio de idade, com 15 cm. Apesar de pequeno, já era adulto e apto para reprodução.
Essa não é a primeira vez que o peixe-leão é registrado em Salvador. Nos últimos meses, especialistas têm alertado para o aumento da presença da espécie em todo o litoral nordestino, intensificando campanhas educativas e operações de monitoramento.