
Com a temporada de entrega do Imposto de Renda 2025 em andamento, muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre quem realmente precisa fazer a declaração e quem está isento da obrigação. De acordo com as regras da Receita Federal, algumas pessoas estão dispensadas do envio do documento.
Leia Também:
Isenção da declaração do Imposto de Renda
A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem se enquadra em critérios específicos, como rendimentos acima de um determinado valor ou posse de bens de alto valor. No entanto, estão isentos da obrigação aqueles que:
✅ Não se enquadram em nenhum dos critérios de obrigatoriedade definidos pela Receita Federal;
✅ São dependentes na declaração de outra pessoa física e já tiveram seus rendimentos e bens informados pelo titular;
✅ Têm bens declarados pelo cônjuge, desde que o valor total não ultrapasse R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024.
Mesmo isento, posso declarar o IR?
Sim! Mesmo quem não está obrigado a declarar pode optar pelo envio da declaração. Isso pode ser vantajoso, especialmente nos casos em que houve imposto sobre a renda retido na fonte, pois permite a solicitação de restituição do valor pago a mais.
Afinal, por que o Imposto de Renda é tão importante?
A Receita Federal usa a declaração do IR para verificar os rendimentos e gastos dos contribuintes ao longo do ano anterior. Com base nas informações enviadas, o órgão calcula se o contribuinte ainda precisa pagar algum valor ou se tem direito a uma restituição.