28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Corpo e mente saudáveis - 28/07/2023, 07:00 - Amanda Souza- Atualizado em 28/07/2023, 20:24

Qualidade de vida: Os segredos e mistérios da cozinha energética

Elane Chaves transformou um hábito familiar em fonte de renda

Elane Chaves criou negócio durante a pandemia
Elane Chaves criou negócio durante a pandemia |  Foto: Olga Leira/Ag. A Tarde

O ditado “você é o que você come” trata da importância de consumir alimentos saudáveis; e mais que saúde física, a alimentação também pode interferir na saúde mental, espiritual e emocional.

Foi pensando em atender a essas demandas na própria vida que Elane Chaves fez do cuidado com tudo o que ela e a família consumiam no dia a dia uma fonte de renda.

A Lane’s Cozinha Energética é um negócio que nasceu na pandemia, fruto do autoconhecimento de Elane numa experiência xamânica. “Eu voltei de lá com o propósito de mudar a minha vida, olhar para o que eu oferecia ao meu corpo”, diz.

Ela começou mudando os hábitos alimentares dentro de casa, com o marido e as duas filhas, e decidiu levar para outras pessoas essa experiência com uma boa alimentação. “Em 2021 eu fiz o meu mapa astral, que me apontou a nutrição como cura. Foi o pontapé para a Lane’s Cozinha Energética”, conta a empreendedora. Mas o que significa essa energia na cozinha?

“A cozinha energética é aquilo que traz a cura pela natureza. Alimentos saudáveis, 60% orgânicos, de natureza viva, para levar a cura de dores físicas, emocionais e espirituais”. Essa energia está em tudo que envolve o alimento, desde a escolha dele e de suas cores, até o cuidado durante o preparo, um ambiente calmo e toda energia que Lane, como preparadora, emana. “Tenho um ritual para entrar na cozinha, um preparo para que eu não esteja desconectada do meu propósito”, ressalta. “Eu tenho um controle emocional e tento passar isso pela comida. É uma troca de energia entre mim, como preparadora, e a pessoa que vai comer”, explica.

"A cozinha energética é aquilo que traz a cura pela natureza", diz Elane
"A cozinha energética é aquilo que traz a cura pela natureza", diz Elane | Foto: Olga Leira/Ag. A Tarde

Um cardápio variado que agrada geral

As produções são variadas e além da troca de energias positivas, a cozinha energética também está ligada à causa animal, já que auxilia aos interessados na transição da alimentação carnívora para o vegetarianismo e veganismo. “80% do meu prato é composto por vegetais, então ajuda quem está na transição; a quantidade de proteína animal é menor e não vai todos os dias”, detalha. Lane trabalha com a venda de marmitas e caldos energéticos, além de lanches saudáveis como bolos e empadas. Claro que tudo feito com carinho, energias boas e cheio de saúde: vegetais, açúcar natural e substituição do trigo por outras farinhas, como de arroz e de fécula de batata, por exemplo. “Se eu consumo equilíbrio e saúde, serei equilibrada e saudável”, defende.

Cromoterapia no seu prato

O conceito da cozinha energética abrange, segundo Lane, um conjunto de ações com foco no bem-estar. Isso inclui a alimentação saudável, o contato com a natureza e a prática de atividades físicas, por exemplo. E já que tudo é um conjunto, não só a qualidade dos alimentos deve importar: suas cores também. É assim que ela monta as marmitas e principalmente os caldos, com base na cromoterapia alinhada às cores dos chakras, que são os centros energéticos distribuídos pelo corpo. “ O nosso corpo é composto de energias circulantes e elas estão em sete pontos diferentes, que são os chakras. Então eu comecei a relacionar as cores de cada um dos chakras com a alimentação estudando um pouco da cromoterapia”, explica Lane. “Então, se eu quero equilibrar o meu chakra umbilical, que a cor é laranja, posso consumir alimentos nessas cores, como abóbora, cenoura”, exemplifica a cozinheira.

exclamção leia também