23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Que massa! - 04/07/2024, 06:15 - Vitória Sacramento

Projeto une arte e educação nas comunidades de Salvador

Objetivo é estimular a criatividade, o pensamento crítico e o senso de pertencimento entre jovens estudantes

O Grupo de Arte Popular A Pombagem realizou, na tarde de quarta-feira (3), uma apresentação de teatro para os alunos do Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, no bairro de Águas Claras, em Salvador.

A atividade integra o projeto “Arte de Rua nas Escolas”, uma iniciativa do Coletivo Arte Marginal Salvador e cinco grupos parceiros, com o objetivo de estimular a criatividade, o pensamento crítico e o senso de pertencimento entre jovens estudantes da capital baiana através da música, dança, grafite entre outras manifestações artísticas.

Segundo Luana Gomes, coordenadora do projeto, as intervenções artísticas pretendem empoderar a arte da periferia. “Trazemos o cotidiano de pessoas da periferia. E esse cotidiano vai fazer com que eles reflitam e tragam essa poesia, de entender que daqui podem sair médicos, advogados e professores", afirma.

Nascido na periferia de Salvador, o grupo de teatro atua desde 2009 com musicais, saraus e espetáculos de teatro de rua. O espetáculo abordou temas relevantes para a juventude, como o fortalecimento e valorização da cultura negra. “Queremos passar a mensagem de que a cidade continua sendo o espaço onde vamos construindo nossos pertencimentos, nossos valores, nossas práticas e vamos reafirmando nossas práticas e representações enquanto classe trabalhadora”, destacou Fabrício Brito, produtor do grupo A Pombagem.

Maria Eduarda Iris, aluna do 8º ano, confessou que nunca tinha tido contato com o teatro antes. "A primeira vez que eu vi uma apresentação de teatro foi aqui na escola. E eu achei diferente, a cultura é diferente, porque eles trouxeram algo diferente. Eu pedi à professora de artes para trazer mais experiências como essa", disse.

Carlos Eduardo Jesus, ex-aluno e hoje funcionário da escola, comentou sobre a importância do projeto. "Esses projetos ampliam nossa visão de mundo e nos mostram as qualidades da nossa comunidade e sobre o que podemos ser", ressaltou. "Eu sou muito grato à escola por ter me acolhido e me incentivado a investir na minha educação. Hoje, eu faço duas faculdades através do Enem e tudo isso eu devo à educação que eu recebi nessa escola", concluiu.

exclamção leia também