Em meio às belezas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, um projeto cultural vem plantando sementes e transformando realidades da população do bairro de Paripe, na capital baiana. O “Tempo Cultural - Vivências em Arte e Cultura", idealizado e coordenado pelo multiartista e produtor cultural Saulus Castro em parceria com a Enter Consultoria, irá promover neste sábado (25) e domingo (26), uma mostra artística no Colégio Estadual Barros Barreto. O evento, que será aberto ao público e com tradução simultânea em Libras, contará com apresentações de artistas convidados e uma série de atividades que refletem o aprendizado e a expressão dos participantes das oficinas.
O projeto vem oferecendo uma série de oficinas e vivências em diversas linguagens artísticas para cerca de 240 jovens e adultos da região desde o mês de abril. Entre elas estão: gastronomia, teatro, audiovisual, fotografia, música e capoeira. Visando ir além do ensino técnico-artístico, o projeto pretende ampliar os horizontes dos participantes.
O coordenador Saulus Castro explica que a ideia do Tempo Cultural nasceu do desejo de mobilizar a economia criativa na região, abrangendo as comunidades de Paripe, São Tomé de Paripe e Tubarão. Entretanto, o projeto vai muito além disso.
"Costumo dizer que todo projeto cultural é uma flecha afetiva lançada no espaço-tempo; miramos determinados alvos que fundamentam o projeto em seus aspectos quantitativos e qualitativos, mas, fundamentalmente, nunca temos a real noção de como esta flecha chegará e desdobrará outros arcos. Mas é perceptível o desejo dos participantes de ações deste tipo de modo continuado; eles nos dão retorno de como as práticas oficineiras ampliam seus repertórios e realidades. É perceptível como os parceiros deste projeto se engajam no intuito de fazer todas as etapas funcionarem de modo potente, confluindo pessoas”, destacou ao Portal MASSA!.
Apesar dos desafios enfrentados, como greves, paralisações e a violência urbana, o projeto continuou crescendo na comunidade para se tornar o que é hoje. “É preciso muita resiliência, afeto, confluência e predisposição para fazer as coisas acontecerem. Mas o engajamento e o brilho nos olhos dos participantes das oficinas nas Vivências dão este retorno imponderável para nós”, afirmou.
Após a mostra, o projeto não se encerra. De acordo com o coordenador, o próximo passo é planejar a segunda edição do evento para 2025. Dando continuidade e manutenção de iniciativas como o Tempo Cultural são fundamentais para o impacto e transformação na realidade onde atuam, deixando um legado duradouro de arte, cultura e inclusão social no subúrbio.
Programação completa
25 de maio (sábado)
15h00 - Abertura + DJ
15h30 - Banda Marcial do Colégio Barros Barreto
16h30 - Mostra Oficina de Capoeira
17h00 - a confirmar
18h30 - Letícia Mello (performance Piromaquia)
19h00 - Cabokaji
*A degustação das oficinas de Gastronomia ocorrerá em stands durante o período da Mostra
26 de maio (domingo)
15h00 - Abertura + DJ + Mostra de Audiovisual
15h30 - Banda Marcial do Colégio Barros Barreto
16h00 - Exposição Oficina de Fotografia + Mostra Oficina de Capoeira
16h30 - Mostra Oficina de Artes Visuais + Maculelê e Boi de Tubarão
17h00 - Wontanará
18h00 - Mostra de Teatro
18h30 - Samba de Roda de Tubarão
19h00 - Arraiá das Marias
*A degustação das oficinas de Gastronomia ocorrerá em stands durante o período da Mostra