25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Eco Formação - 17/04/2023, 18:07 - Da Redação

Projeto Mares prorroga inscrições gratuitas para educadores; Veja tudo

Ação é destinada a profissionais da Educação Infantil atuantes nos municípios da Ilha de Itaparica

Prorrogação do prazo visa atender a alta demanda de busca e preencher as novas vagas
Prorrogação do prazo visa atender a alta demanda de busca e preencher as novas vagas |  Foto: Divulgação

A ONG Socioambientalista PRÓ-MAR prorrogou para o dia 3 de maio o prazo para inscrições dos educadores (professores e coordenadores da Educação Infantil), atuantes nos municípios que integram a Ilha de Itaparica, para a Eco Formação gratuita, oferecida pelo eixo de Educação Ambiental (EA), do Projeto Mares - iniciativa realizada em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A prorrogação do prazo visa atender a alta demanda de busca e preencher as novas vagas abertas pela organização. Com a ampliação do prazo, o lançamento do curso, inicialmente previsto para acontecer no dia 29 de abril, foi transferido para o dia 6 de maio (sábado), às 9h30, no Complexo Cultural de Vera Cruz (antiga biblioteca), na Ilhota, com aula inaugural (presencial), ministrada pelo médico, professor e escritor Eugênio Mussak. Os interessados devem efetuar a inscrição por meio do site.

Leia mais: Jovem morre após ser atingido com tiro de arapuca em Porto Seguro

Veja também: JoJo Toddynho 'dá ideia' sobre sua nova profissão

De acordo com Adriana Muniz, coordenadora do eixo de Educação Ambiental, do Projeto Mares, as primeiras 50 vagas disponibilizadas para a Eco Formação foram preenchidas em menos de 48 horas após a abertura das inscrições. “Vimos aí a necessidade de ampliar o número de vagas para atender a um maior número de profissionais”, diz Adriana. Ela lembra que junto ao maior número de profissionais atendidos, está a ampliação do público para quem o Projeto pretende chegar.

“Temos entre nossos objetivos oferecer suporte pedagógico para o desenvolvimento, junto aos professores, de modalidades didáticas diferenciadas para tratar conteúdos relacionados ao ambiente marinho costeiro, demonstrando ser possível mudar conceitos, desenvolver um trabalho de sensibilização e contribuir para a conscientização das novas gerações. Quanto mais profissionais participam desta ação, mais estudantes da Educação Infantil terão acesso a estes conteúdos, se tornando também multiplicadores”, destaca Adriana.

Evento reuniu educadores para apresentação das ações do eixo de EA

Na última semana, a PRÓ-MAR, realizou no Colégio Dáulia Angélica, em Barra do Gil, um encontro reunindo 65 professores e coordenadores da Educação Infantil, atuantes na rede municipal de Vera Cruz – na Ilha de Itaparica. Com mais de 2h de duração, o evento teve como objetivo apresentar aos profissionais as iniciativas do eixo de Educação Ambiental do Projeto Mares, assim como mobilizar a categoria para participar da Eco Formação gratuita que será ofertada a partir do próximo dia 06, via plataforma EaD (Ensino à Distância).

Presente no encontro a professora do Grupo 3, da Creche Eunice Maria, Cristiane Pinheiro afirmou: “A expectativa para a participação nesta iniciativa é de muito aprendizado, desenvolvimento e capacitação. Pela apresentação que assistimos já foi possível perceber que tem muita coisa boa vindo, com conteúdo que preenche todos os requisitos daquilo que a gente quer aprender. Fico feliz com essa oportunidade de participar de um projeto realizado pela PRÓ-MAR com foco na educação infantil, com certeza irá nos enriquecer muito”.

Com carga horária total de 80h e módulos que abordarão temas como Contexto, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cultura oceânica; Aquecimento global. E eu com isso?; Resíduos Sólidos; Introdução a temática “lixo no oceano”; Ecossistemas marinhos e costeiros e suas conexões e Atividades mão na massa, a Eco Formação contará com profissionais da PRÓ-MAR, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e da Secretaria de Educação de Vera Cruz.

exclamção leia também