O Papai Noel chegou mais cedo para as crianças da Creche Béu Machado, que receberam seus presentes de Natal na tarde desta terça-feira (17), por meio do projeto Estrelas do Bem, promovido pelo Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Este ano, mais de 300 crianças de oito instituições foram presenteados graças às doações de clientes dos centros de compras.
O projeto, que está em sua 12ª edição, contou com uma programação especial, incluindo brincadeiras e a visita de um Papai Noel exclusivo à creche. Segundo Inês Cardoso Carvalhal Santos, assistente social do Salvador Shopping, o objetivo é proporcionar um momento mágico e reforçar a solidariedade natalina.
"Mesmo com tanta violência e maldade no mundo, acreditamos na solidariedade. No Natal, as pessoas ficam mais sensíveis e dispostas a ajudar o próximo. Queremos proporcionar a cada criança o momento especial de ganhar um presente", afirmou Inês.
Maria José da Silva Machado, de 77 anos, conhecida como dona Neném, administra a creche há 39 anos e celebrou a parceria inédita com o projeto. "Foi maravilhoso, porque nem todas as crianças têm pais que podem dar um brinquedo. Alguns têm condições, outros não. Todos os pais ficaram muito felizes ao ver seus filhos recebendo um presente das mãos do Papai Noel", destacou.
História da Creche Béu Machado
A Creche Béu Machado nasceu de um sonho de dona Neném e de seu marido, o falecido colunista do jornal A Tarde, Béu Machado. Localizada em Salvador, a creche já acolheu cerca de 300 crianças da comunidade, mas hoje atende apenas 34, devido à falta de estrutura e investimentos.
A sede original, ao lado do prédio atual, também é a casa de dona Neném. O imóvel pertence ao Governo do Estado e foi desocupado há cinco anos com a promessa de uma reforma que resultaria em um local mais adequado para as crianças. No entanto, a parceria firmada há quase três décadas foi encerrada, deixando a creche sem apoio governamental direto. Atualmente, a instituição sobrevive com doações e uma contribuição simbólica paga pelos pais, destinada ao pagamento das funcionárias.
Agora, uma nova promessa de reforma veio da Prefeitura de Salvador, que planeja revitalizar o imóvel para ampliar o número de crianças beneficiadas na região. Dona Neném relatou que recebeu a visita do prefeito e de engenheiros da Codesal.
"O prefeito veio aqui, conheceu o prédio e me disse: 'A senhora vai voltar'. O engenheiro fez uma vistoria e afirmou que o prédio precisaria de uma boa reforma", lembrou.
Apesar disso, ela segue aguardando algum posicionamento da prefeitura referente a obra e mantém viva a esperança de ampliar o impacto social da creche.