25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Bela iniciativa - 15/01/2025, 05:50 - Vitória Sacramento

Projeto Curare oferece atendimento psicológico gratuito em Salvador

No último sábado (11), cerca de 70 pessoas foram atendidas

Atendimentos começam com uma triagem, seguida de consultas individuais ou dinâmicas em grupo
Atendimentos começam com uma triagem, seguida de consultas individuais ou dinâmicas em grupo |  Foto: Ascom/ GCM

O Projeto Curare, realizado pela Guarda Civil Municipal, oferece atendimento psicológico gratuito na Lagoa dos Pássaros, no bairro Stiep, aos sábados, das 8h às 12h, por ordem de chegada. A iniciativa faz parte da campanha “Janeiro Branco”, que busca conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

No último sábado (11), cerca de 70 pessoas foram atendidas, marcando o retorno das atividades do projeto neste mês. Para ser atendido, é necessário apresentar identidade e comprovante de residência. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável. Em 2023, o Curare atendeu aproximadamente 300 pessoas.

Um dos diferenciais do projeto é o atendimento ao ar livre, em um espaço cercado pela natureza, o que torna o ambiente acolhedor e propício para tratar questões emocionais, como ansiedade e depressão. A equipe inclui psicólogos, assistentes sociais e voluntários, supervisionados por um agente da Guarda Municipal com formação em psicologia.

Os atendimentos começam com uma triagem, seguida de consultas individuais ou dinâmicas em grupo, como as Rodas de Conversa.

James Azevedo, Coordenador de Ações de Prevenção à Violência da Guarda Municipal, explica que o projeto surgiu em 2020, durante a pandemia. “Nosso intuito é levar alívio e acalmar quem enfrenta problemas relacionados à saúde mental”, destaca.

O impacto do Curare é exemplificado pela história de Aline Calmon, de 23 anos. Ela buscou atendimento no projeto em 2022 devido a um quadro depressivo e, após sua recuperação, tornou-se voluntária. “Ver minha filha melhorar e ajudar outras pessoas é algo que não tem preço”, relata Edson Calmon, pai de Aline, emocionado. Tanto Edson quanto Isabel, mãe de Aline, também atuam como voluntários no projeto.

O Curare conta com cerca de 15 psicólogos voluntários, além de assistentes sociais e estudantes de psicologia. Em média, o projeto atende de 30 a 40 pessoas por sábado, mas a demanda pode ser maior. Estudantes de psicologia no final do curso também podem participar como voluntários.

James reforça a importância do engajamento comunitário para o sucesso da iniciativa: “Precisamos de voluntários e da divulgação do projeto para alcançar mais pessoas em sofrimento emocional. Saúde mental é algo que deve ser cuidado regularmente.”

exclamção leia também