27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Arte nas escolas - 05/08/2023, 07:20 - Maria Laura S. de Souza

Projeto Cores do amanhã leva ação para colégio estaduais em Salvador

Atividade terminou com uma votação para escolha de dois desenhos, desenvolvidos por alunos, para serem grafitados na parede das escolas

Ação teve a participação de 480 alunos e 37 professores
Ação teve a participação de 480 alunos e 37 professores |  Foto: Divulgação

O Projeto cultural Cores do Amanhã, iniciativa que utiliza o grafite como expressão, realizou nos últimos dias um projeto nos Colégios Estaduais Santa Rita de Cássia e Nelson de Barros. A ação terminou ontem com votação popular para escolha de dois desenhos, desenvolvidos pelos alunos, que vão ser utilizados como inspiração para fazer grafites na parede das escolas. As ilustrações podem ser encontradas no site https://projetocoresdoamanha.com.br/votacao-de-salvador/.

O projeto começou em uma oficina com os professores sobre o grafite como meio de expressão para discutir cidadania. Após o encontro, os educadores puderam incentivar os alunos a realizar ilustrações que retratam a visão deles sobre o tema. De acordo com Allan de Amorim, coordenador de projetos, a ação resultou na participação de 480 alunos e 37 professores, e 22 desenhos inscritos.

“As mais votadas foram as ilustrações dos alunos Beatriz da Silva Machado, do C.E. Nelson de Barros, e Iriane Mirele Iris de Jesus Oliveira, do C.E. Santa Rita”, confirma Allan. Ele conta ainda que o evento contou com um grande engajamento do público votante. “O C.E. Nelson de Barros teve 1.615 votos e o C.E. Santa Rita, 15.750, resultado em um total de 17.365 votos no site”, afirma.

A próxima etapa do projeto é criar o grafite para pintar as paredes das escolas. “O desenho vencedor de cada escola servirá de inspiração para o grafite coletivo que será ministrado pelo grafiteiro local Bigod, ainda estamos negociando as datas com as escolas, mas a princípio já sabemos que a pintura será na área externa”, completa.

Ao final do projeto, a ação pretende lançar um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados, a previsão de lançamento do livro com as ilustrações é novembro 2023. “Nossa iniciativa cultural está presente nas 10 cidades do Brasil, o livro será lançado após os grafites nas 10 cidades serem concluídos”, explica. A versão impressa do livro será enviada gratuitamente para as escolas participantes, e a versão digital ficará disponível para download no site.

Este é o primeiro projeto que o Cores do Amanhã realiza nessas escolas. Para Allan, além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos: liberdade criativa e pertencimento. “O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, conclui.

exclamção leia também