26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

BBMB - 08/07/2024, 14:10 - João Grassi - Atualizado em 08/07/2024, 15:38

Projeto 'Bora Bahêa Meu Bairro' ganha parceria com a Neoenergia Coelba

Evento de oficialização aconteceu nesta segunda-feira (8) e vai trazer ações para comunidades sobre o uso de energia

Assinatura da parceria aconteceu nesta manhã de segunda (8), no Museu da Energia
Assinatura da parceria aconteceu nesta manhã de segunda (8), no Museu da Energia |  Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

O Bora Bahêa Meu Bairro (BBMB) ganhou um novo parceiro nesta segunda-feira (8), quando foi oficializado o convênio entre Esporte Clube Bahia SAF e a Neoenergia Coelba. O evento de assinatura aconteceu no Museu da Energia, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador. A iniciativa busca envolver todas as crianças e famílias acolhidas pelo projeto do Esquadrão para fazer uma transformação social e também contemplar educação.

No momento, 1320 crianças participam da iniciação esportiva implementada pela parceria entre Bahia, Prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba, mas a ideia é envolver muito mais pessoas com a parceria. A ação traz oportunidades de futebol e locais seguros para crianças e jovens em comunidades carentes em toda a capital baiana, utilizando o esporte como ferramenta de saúde e bem-estar. Os bairros já contemplados são Candeal, IAPI e Vale das Pedrinhas, com planos de aumentar esse número para 11.

O BBMB agora visa, além de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social, aproximar as pessoas do tema de uso racional da energia de maneira educativa. Serão passadas diversas informações e ações de sustentabilidade que vão chegar nos bairros. Os recursos vem do Programa de Eficiência Energética (PEE), que busca conscientizar os consumidores sobre o uso sustentável de energia elétrica.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto 'Bora Bahêa Meu Bairro' ganha parceria com a Neoenergia Coelba
Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

O evento da assinatura contou com a presença de representantes da SAF do Bahia e da própria Coelba, além do embaixador Carlinhos Brown e do secretário Júnior Magalhães, titular da (SEMPRE). Cerca de 40 crianças estiveram presentes Museu da Energia e acompanharam uma uma exibição sobre a história da eletricidade. Elas estavam acompanhados dos instrutores do projeto, do volante Sidney e da lateral Thais, atletas das equipes masculina e feminina do Esquadrão. A empresa garantiu que o BBMB e seus ideais estão alinhados devido ao foco grande em "questões sociais".

"Vamos trabalhar na educação dessas crianças e famílias. A gente também pretende, dentro do projeto, instalar usinas solares pra oferecer isso como desconto pra essas famílias que participam do projeto. É uma parceria com p Bahia, que entra com toda a parte esportiva de capacitação, a gente com essa questão educacional e esse recurso para o conteúdo de uso racional de energia, enquanto a prefeitura cede os equipamentos", disse Thiago Guth, diretor-presidente da Neoenergia Coelba, em entrevista ao Portal MASSA!.

Thiago Guth, diretor-presidente da Neonergia Coelba
Thiago Guth, diretor-presidente da Neonergia Coelba | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

"Iremos aproveitar essas crianças que estão fazendo esporte e vamos treiná-las com a eficiência energética. Vamos envolver as famílias também no tema e com isso tentar levar isso também pra comunidade toda. É um projeto de aproximação nossa [Neoenergia Coelba] com essas comunidades. Eles vão ter todo um trabalho educativo, nós vamos estar nas escolas também e depois vamos fazer algumas feiras na comunidade. As famílias vão ter geração solar fotovoltaica, então é um trabalho que não só envolve o esporte, mas também envolve todos que moram naquele entorno", detalhou a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, que ainda citou que a aproximação da companhia ao Bahia partiu deles mesmos.

Raul Aguirre, CEO da SAF do Bahia, acompanhado da superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas
Raul Aguirre, CEO da SAF do Bahia, acompanhado da superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

Embaixador do Bora Bahêa Meu Bairro, o cantor Carlinhos Brown é nascido no bairro do Candeal e ainda faz diversos trabalhos sociais na região, onde construiu um enorme legado. Em conversa com a reportagem, ele enalteceu a iniciativa.

"É incrível! A honra de ter o Candeal como um projeto piloto para isso estar acontecendo. Funcionou e tem funcionado muito no bairro. Muita gente pensa que isso é só para o Candeal, mas é para todas as comunidades. Quando você vê todos reunidos, o sonho não é apenas de um bairro de baixo poder aquisitivo. O futebol é um grande aproximador, ele traz gente de todas as partes de Salvador para jogar junto. O melhor desse acontecimento é o fato de você já estar encontrando a extensão. As empresas privadas e interessadas, a prefeitura interessada. Isso fortalece muito o que as comunidades mais desejam, apoio, braços para realmente continuar a liderar esse desejo de bons momentos sociais, sobretudo para as nossas crianças", disse o artista.

Carlinhos Brown durante discurso
Carlinhos Brown durante discurso | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

Grande oportunidade

De acordo com Vitor Ferraz, diretor de Operações e Relações Institucionais do Bahia, a SAF e a Neoenergia Coelba já faziam tratativas para firmar a parceria durante seis meses. Foi desenvolvido um formato para o projeto que convergisse com as ideias que a companhia tem de entrar nas comunidades e transmitir mensagens importantes, além de, claro, utilizar o futebol como transformação na vida dos jovens.

Ferraz, inclusive, explicou sobre a aproximação do Bora Bahêa Meu Bairro com as categorias de base do Tricolor, que pode trazer a oportunidade para um dos garotos do projeto um dia se tornar jogador de futebol.

"Eventualmente vamos olhar com cuidado para algumas crianças que tenham uma desenvoltura maior e uma propensão para a profissionalização no esporte. Nossa equipe de captação já tem observado essas crianças, o trabalho desenvolvido em cada um dos campos, quanto a um processo de envolver profissionais da nossa base. Recentemente promovemos um processo de treinamento com a presença de instrutores vindos de Manchester, de Nova York, e essa dinâmica foi feita em conjunto com os professores, com os instrutores locais dos bairros, mas também com a participação de pessoas da nossa divisão de base", explicou.

Vitor Ferraz, diretor de Operações e Relações Institucionais do Bahia
Vitor Ferraz, diretor de Operações e Relações Institucionais do Bahia | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

exclamção leia também