27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Boa iniciativa - 04/04/2024, 06:40 - Maria Clara Oberlaender

Projeto abre inscrições para oficinas gratuitas no Subúrbio

Denominado de “Tempo Cultural”, será executado em três etapas até maio

Denominado de “Tempo Cultural”, será executado em três etapas até maio
Denominado de “Tempo Cultural”, será executado em três etapas até maio |  Foto: Divulgação

“Tempo Cultural - Vivências em Arte e Cultura” é um projeto que tem três etapas com o objetivo de promover a arte e cultura na região do Subúrbio Ferroviário. Serão ao todo seis oficinas ofertadas - audiovisual, música, teatro, artes visuais, fotografia e gastronomia e as inscrições estarão abertas de 05 a 08 de abril. A previsão é que finalize em maio e os participantes receberão certificados.

A divisão das etapas será da seguinte forma: primeiro os alunos participarão da oficina em que desejarem, depois eles irão visitar espaços e instituições com larga experiência na área específica escolhida anteriormente, propiciando uma percepção ampliada de cada linguagem.

A finalização será a Mostra Artístico-Cultural, nos dias 25 e 26 de maio, das 15h às 20h, na Escola Estadual Barros Barreto, em Paripe/Subúrbio Ferroviário, com a apresentação dos resultados de todos os cursos.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto abre inscrições para oficinas gratuitas no Subúrbio
Foto: Divulgação

Cada oficina será destinada a 20 jovens e adultos do subúrbio, com exceção da oficina de gastronomia que contará com 06 turmas. Ao todo, o alcance será de cerca de 220 pessoas. A produtora executiva do projeto, Naila Jesus, ressalta:

“Os artistas que estarão ministrando as aulas são da região e eles já trabalham com esse resgate, para não deixar morrer a cultura do local. Seja na poesia, artesanato, música, artes visuais, na fotografia… Até porque a suburbana é vasta de tudo isso.”

Naila também cita o exemplo de uma das instrutoras, a Milena Adans, que estará ministrando aula de confeitaria artesanal. Milena abriu seu projeto durante a pandemia a partir de cursos online e esse exemplo pode inspirar os alunos.

“Após as oficinas, cada participante terá acesso a conhecer um pouco de cada área fora do espaço da aula teórica, e ir para a prática. Diria que esse é o diferencial do nosso projeto, eles estarão indo até as empresas parceiras e objetivo é que isso possa fazer com que percebam a possibilidade de estarem trabalhando na área. Não é algo que ficará só na teoria”, enfatiza Naila.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto abre inscrições para oficinas gratuitas no Subúrbio
Foto: Divulgação

A inscrição é através do formulário virtual disponível no perfil do Instagram @tempocultural e/ou nos espaços de realização de cada oficina - gastronomia: Lar Pérolas de Cristo (Tubarão), na Escola Estadual Barros Barreto (Paripe) e na Associação Beneficente e Recreativa do Bairro da Felicidade (Paripe); fotografia e artes visuais: Escola Estadual João Caribe (São Tomé de Paripe); oficinas de audiovisual e teatro: na Escola Estadual Barros Barreto (Paripe); e música: Lar Pérolas de Cristo.

exclamção leia também