“Tempo Cultural - Vivências em Arte e Cultura” é um projeto que tem três etapas com o objetivo de promover a arte e cultura na região do Subúrbio Ferroviário. Serão ao todo seis oficinas ofertadas - audiovisual, música, teatro, artes visuais, fotografia e gastronomia e as inscrições estarão abertas de 05 a 08 de abril. A previsão é que finalize em maio e os participantes receberão certificados.
A divisão das etapas será da seguinte forma: primeiro os alunos participarão da oficina em que desejarem, depois eles irão visitar espaços e instituições com larga experiência na área específica escolhida anteriormente, propiciando uma percepção ampliada de cada linguagem.
A finalização será a Mostra Artístico-Cultural, nos dias 25 e 26 de maio, das 15h às 20h, na Escola Estadual Barros Barreto, em Paripe/Subúrbio Ferroviário, com a apresentação dos resultados de todos os cursos.
Cada oficina será destinada a 20 jovens e adultos do subúrbio, com exceção da oficina de gastronomia que contará com 06 turmas. Ao todo, o alcance será de cerca de 220 pessoas. A produtora executiva do projeto, Naila Jesus, ressalta:
“Os artistas que estarão ministrando as aulas são da região e eles já trabalham com esse resgate, para não deixar morrer a cultura do local. Seja na poesia, artesanato, música, artes visuais, na fotografia… Até porque a suburbana é vasta de tudo isso.”
Naila também cita o exemplo de uma das instrutoras, a Milena Adans, que estará ministrando aula de confeitaria artesanal. Milena abriu seu projeto durante a pandemia a partir de cursos online e esse exemplo pode inspirar os alunos.
“Após as oficinas, cada participante terá acesso a conhecer um pouco de cada área fora do espaço da aula teórica, e ir para a prática. Diria que esse é o diferencial do nosso projeto, eles estarão indo até as empresas parceiras e objetivo é que isso possa fazer com que percebam a possibilidade de estarem trabalhando na área. Não é algo que ficará só na teoria”, enfatiza Naila.
A inscrição é através do formulário virtual disponível no perfil do Instagram @tempocultural e/ou nos espaços de realização de cada oficina - gastronomia: Lar Pérolas de Cristo (Tubarão), na Escola Estadual Barros Barreto (Paripe) e na Associação Beneficente e Recreativa do Bairro da Felicidade (Paripe); fotografia e artes visuais: Escola Estadual João Caribe (São Tomé de Paripe); oficinas de audiovisual e teatro: na Escola Estadual Barros Barreto (Paripe); e música: Lar Pérolas de Cristo.