No mês de julho, quatro mulheres foram beneficiadas pelo programa "Primeiro Elas", uma iniciativa inovadora da Comissão dos Taxistas de Salvador. Idealizado por João Adorno, taxista e membro ativo da Comissão, o projeto visa auxiliar taxistas mulheres no processo de obtenção da autorização para o Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi (SETAX).
Para se inscreverem, os candidatos devem ir até o CEAT, no Shopping Bonocô Center, no bairro de Brotas, ou obter informações através do número (71) 2132-5632.
O programa não apenas simplifica o acesso à documentação necessária, mas também orienta as participantes em todas as etapas do processo, tornando a jornada para a obtenção da autorização menos burocrática. Iniciado após a publicação do Edital de Credenciamento, o projeto inicialmente focou nas mulheres taxistas, expandindo posteriormente para incluir os homens, através da iniciativa conhecida como "Caravana do Alvará".
João Adorno explicou que a motivação para lançar o "Primeiro Elas" veio da sua vontade de contribuir significativamente para a categoria. "Inicialmente, utilizei a estrutura do Centro Especial de Apoio ao Taxista (CEAT), com o apoio de Gilson Moitinho. Agora, estou também indo pessoalmente aos pontos de táxi para oferecer suporte", destacou Adorno.
Desde o lançamento, mais de 40 taxistas já foram beneficiados pelo programa, incluindo 15 mulheres. Nos pontos de táxi, João Adorno utiliza equipamentos como notebook e impressora para oferecer o mesmo suporte que é disponibilizado na sede do CEAT, garantindo que todos tenham acesso às informações necessárias.
Entre as beneficiadas pelo programa estão Lucivalda Bispo e Lucineide dos Santos. Lucivalda, taxista há quase 15 anos, foi uma das primeiras a se inscrever no "Primeiro Elas". "Nunca vi alguém se dedicar tanto à nossa categoria como o Adorno. Tudo começou na Balança do Caboclo, onde nos reunimos pela primeira vez para concorrer às vagas de permissionárias. O CEAT abriu suas portas e nos apoiou desde o início", comentou Lucivalda.
Lucineide, que trabalha como taxista há 14 anos, também expressou sua gratidão pelo programa. "Fui beneficiada graças ao apoio do Adorno. O processo de juntar documentos foi facilitado e estou ansiosa para que a prefeitura crie um aplicativo de táxi para melhor atender a população", afirmou.
De acordo com Adorno, o programa não só simplifica o processo de credenciamento, mas também fortalece a colaboração entre os taxistas, evidenciando a união da categoria para apoiar seus membros nas etapas mais desafiadoras do processo seletivo. Além disso, a presença de mais táxis nas ruas atende à demanda diversificada dos públicos, especialmente no que se refere à mobilidade e ao turismo na capital baiana.