Os canais de atendimento dos programas sociais do Governo Federal vão ganhar uma personalização inédita no país. Com o uso da Inteligência Artificial (IA), a população assistida pelo Bolsa Família vai poder tirar dúvidas e pegar informações com direito a uma mensagem de voz com sotaque regional. Esta tecnologia pode facilitar o entendimento dos usuários e também será utilizada em outros programas, como a Farmácia Popular. A novidade foi contada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias.
Em entrevista ao jornal O Tempo, o ministro revelou que os planos com o uso de IA em programas sociais não pararam por aí. Em breve, outra ferramenta será utilizada para fazer o pente fino no sistema do Cadastro Único (CadÚnico) e identificar possíveis fraudes no Bolsa Família. Todas essas mudanças fazem parte do plano de ação de 2024 da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família.
A ferramenta para o atendimento personalizado já passou da fase de testes e está sendo aperfeiçoada. Para que ela funcione da melhor forma possível, informações do CadÚnico, Bolsa Família e outras bases de dados foram cruzadas.
Entenda como a IA vai facilitar o atendimento dos programas sociais
Segundo Wellington Dias, o uso de Inteligência Artificial aumenta a capacidade de atendimento e facilita a comunicação com os beneficiários dos programas, especialmente com aqueles que são analfabetos.
“A gente consegue ampliar o atendimento com o nosso call center com um conjunto de formas de atendimento. Em um ano como 2023, nós teríamos atendido entre 800 mil a um 1,2 milhão de pessoas. Com inteligência artificial, podemos passar a atender 9 milhões de pessoas”, explicou.
Antes mesmo da ideia das mensagens de voz com sotaque surgir, o ministro revelou que a IA já apresentava um trabalho de excelência: “Toda vez que alguém liga, tem uma dúvida ou uma colocação, nós temos agora por Inteligência Artificial, a capacidade de responder de forma orientativa”.