Quantas pessoas estão por trás dos belos e cheirosos quartos de hotéis? No Hotel Villa da Praia, em Itapuã, Salvador, são três, e duas delas são as irmãs Dayse e Percilia Araújo. Elas trabalham há três e seis anos, respectivamente, no hotel. É a primeira experiência da dupla como camareira, e elas garantem que gostam do que fazem.
“A gente pensa em cuidar do hóspede tratando eles da maneira que a gente gostaria de ser tratada. A gente procura estar sempre alegre, sorridente, deixar o quarto cheirosinho”, ressalta Percília.
Esse cuidado rende muitos elogios, elas destacam, mas nem sempre é assim. “É desafiador lidar com as críticas. Estamos sempre em busca de melhoria, mais atenção para garantir que o hóspede saia com boa impressão e retorne”, diz Dayse.
O cuidado nos bastidores das férias de alguém acontece nos mínimos detalhes. “A gente sabe que às vezes o hóspede chega estressado, cansado, então precisamos lidar com calma para atendê-lo bem”, comenta Percília. “Então é um sorriso no rosto, uma cama bem arrumada, tudo isso conquista”, completa.
E é com bom humor, simpatia e muita qualidade no serviço prestado que as irmãs conquistam os hóspedes. “Quando cheguei eu mal sabia forrar uma cama, por isso é muito gratificante ter o reconhecimento”, pontua Dayse.
Percilia e Dayse dizem que uma das delícias do trabalho é saber que fez algo bom para alguém. “Não tem nada melhor que ser reconhecido. Saber que nós, que fazemos a estada do outro ser perfeita, temos um dia nosso é gratificante”, agradece Percília. “Todo profissional quer ter o seu trabalho reconhecido, né?”, aponta Dayse. “Ter o ‘Dia da Camareira’, festejado em 19 de novembro, é saber que tem alguém que lembra da gente”, conclui, parabenizando a todas as profissionais da área pela data dedicada à categoria.
Destaque no cenário de pandemia
Se a higienização dos quartos e áreas comuns no serviço de hotelaria é um fator de extrema importância para a avaliação do hóspede, imagine num período de crise sanitária? É o que destaca Perla Nascimento, turismóloga e instrutora da área de Turismo e Hospitalidade no Senac. “Neste recorte de pandemia e de reaquecimento do setor do turismo, sem dúvidas, o fator determinante para receber hóspedes, é literalmente os cuidados com a higienização e limpeza de todos os ambientes, principalmente das Unidades Habitacionais, por serem espaços de maior permanência dos hóspedes”, diz.
Mas essa é apenas uma das atribuições desses profissionais. “Pode até parecer um serviço simples, mas requer detalhes, minuciosidades, conhecimento e preparação”, aponta. “Ter este dia no calendário e poder celebrá-lo é valorizar estas profissionais que cuidam do conforto e do bem-estar dos hóspedes, sobretudo, cuidam do espaço mais rentável do hotel: as Unidades Habitacionais, os apartamentos”, completa.