30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Pega visão - 25/03/2024, 12:12 - Rebeca Nascimento

Professor dá dicas para concurseiros e faz alerta sobre 'fórmulas'

Em 2023, o Brasil alcançou a maior quantidade de novas vagas criadas nos últimos dez anos

Professor deu dicas para quem é concurseiro
Professor deu dicas para quem é concurseiro |  Foto: Arquivo/Agência Brasil

De acordo com a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), o crescimento no número de pessoas que almejam fazer concurso aumenta cerca de 40% ao ano.

É provável que você já tenha participado de um, ou conheça alguém que já participou. A estabilidade, salários vantajosos e flexibilidade que um cargo público oferece, faz com que muitas pessoas busquem essa oportunidade.

Em 2023, o Brasil alcançou a maior quantidade de novas vagas criadas nos últimos dez anos para concurso público. Porém, engana-se quem pensa que conquistar uma vaga é fácil.

O professor de Direito Administrativo e Constitucional, Alan Vinicius, que dá aula para concurseiros há 15 anos, destaca que para atingir a aprovação, é necessário focar em quatro pilares: planejamento de estudos, organização, aprendizado eficiente e inteligência emocional.

Para o profissional, a falta de planejamento é o erro de muitos concurseiros. "Como é um mundo novo para muitos, mesmo para aqueles que já estudam há um certo tempo, se você não sistematizar, se não souber o momento de estudar cada disciplina, cada tema e cada subtema, você acaba se perdendo. Você acaba estudando muito o que gosta e estudando nada ou muito pouco o que não gosta", detalha o professor.Alan segue explicando que é preciso organizar o que é necessário para ter fazer uma boa prova, como por exemplo, estudar teorias, resolver questões, efetuar revisões.

Dicas importantes

Alan Vinicius deu algumas dicas para quem desejar se lançar em concursos públicos, como por exemplo o da Caixa Econômica Federal que acontecerá no dia 26/05, com inscrições até o dia 25/03.

"O primeiro fator que você deve buscar sempre é: qual é a carreira que você almeja? Qual ponto de partida? Onde você está e onde quer chegar ? A gente pode citar, por exemplo, o Banco do Nordeste com prova dia 28 de abril e Caixa Econômica Federal, em 26 de maio. São excelentes oportunidades para nível médio e quem tem superior também pode fazer."

O professor também ressalta sobre saber o nível de importância das questões. "Como eu sei esse nível de importância? Sabendo a quantidade de questões de cada disciplina e o respectivo peso."

exclamção leia também