O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da variante EG.5 da Covid-19, uma subvariante da Ômicron, conhecida também como Éris, no estado de São Paulo. A notificação que veio do estado paulista, na noite desta quinta-feira (17), trata-se de uma paciente do sexo feminino, com 71 ano de idade que mora na capital do estado.
Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente infectada já se encontra curada, apresentando os sintomas iniciais de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho. A paciente realizou a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto. O ministério afirma que a informação é de que a senhora está com o esquema vacinal completo.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo afirma, que no dia 3 de agosto, a paciente chegou a dar entrada em uma unidade hospitalar privada, mas recebeu alta médica um dia depois. Já na quinta-feira, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) recebeu a confirmação do primeiro caso da nova cepa EG.5, através do laboratório de hospital privado de São Paulo.
Ainda segundo a secretaria, a confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético. “A pasta mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território estadual. A investigação epidemiológica será realizada pela vigilância municipal”, afirmou em nota.