24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Bela iniciativa - 11/09/2024, 06:00 - Amanda Souza

Prevenção ao suicídio: 'Cantinho do Desabafo' acolhe pessoas na Estação Acesso Norte

Espaço foi montado para receber quem precisava desabafar e ser ouvido

Espaço foi montado na Estação Acesso Norte
Espaço foi montado na Estação Acesso Norte |  Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

A cada dia que passa, as pessoas têm menos tempo e o cotidiano se torna mais corrido. Entre os afazeres diários, o trabalho, e o transporte público lotado, é difícil encontrar um momento para refletir sobre nossos pensamentos. Nesta terça-feira (10), quem passou pela estação de metrô do Acesso Norte encontrou essa oportunidade.

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado anualmente em 10 de setembro, o projeto Help, em parceria com a CCR Metrô Bahia, promoveu um dia inteiro de abordagem, acolhimento e escuta para os transeuntes.

O “Cantinho do Desabafo”, um espaço montado para receber quem precisava desabafar e ser ouvido, chegou a ter fila de espera. Mesmo na correria do dia a dia, muitas pessoas encontraram ali uma oportunidade de serem ouvidas sem julgamentos, como explicou Felipe Cerqueira, coordenador estadual do projeto Help.

Imagem ilustrativa da imagem Prevenção ao suicídio: 'Cantinho do Desabafo' acolhe pessoas na Estação Acesso Norte
Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

“Muitas vezes, a pessoa não tem com quem conversar e precisa lidar sozinha com seus problemas e pensamentos negativos”, contou. “Por isso, elas param aqui, mesmo sendo um 'estranho' que está abordando”.

Além da conversa, cartinhas com mensagens motivacionais de apoio também foram distribuídas. Jean Lima, voluntário do projeto, expressou satisfação com o resultado da ação: “Eu já fui alguém que precisou ser ouvido e foi o Help que me ajudou, e hoje posso ajudar outras pessoas. Ouvir de alguém que a nossa atenção afastou a ideia de atentar contra a própria vida é gratificante”.

Desabafo

Você já refletiu sobre a batalha que cada pessoa que divide o vagão de metrô com você está enfrentando? Lindomara Máxima aproveitou a oportunidade do Cantinho do Desabafo e fez esse questionamento à reportagem do Massa!.Ela perdeu dois filhos em um intervalo de poucos meses, ambos para o câncer, e se viu perdida e desacreditada.

"Eu estava desanimada. Quando você perde um filho, não tem mais motivo para crer em nada. Hoje fui visitar o meu irmão e cheguei a dizer a ele que estou quase chutando o balde, mas vim no caminho pedindo ao Senhor um recado. Aqui eu recebi essa cartinha que dizia 'não desista, há um novo recomeço' e ganhei um abraço, e isso me animou muito. Um abraço e uma palavra mudam a vida de uma pessoa".

Assim como o Projeto Help a ajudou, também pode ajudar você. Se estiver precisando de ajuda, procure o Cantinho do Desabafo no telefone (11) 2392-6910, por ligação ou ainda por WhatsApp.

exclamção leia também