30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Vai rolar! - 27/12/2023, 13:52 - Dara Medeiros

Prefs de Salvador investe R$19 milhões para 'dar um grau’ na Suburbana

Projeto propõe melhorias na avenida que corta a região do Subúrbio Ferroviário

Avenida Suburbana passará por grande reforma
Avenida Suburbana passará por grande reforma |  Foto: Valter Pontes/Secom PMS

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta quarta-feira (27) uma série de intervenções para melhorar o trânsito na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida popularmente como Avenida Suburbana. Com o investimento de R$19 milhões, as obras ficarão a cargo da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Acompanhado por autoridades municipais, o prefeito Bruno Reis esteve no local para falar sobre os detalhes das obras, que vão ocorrer na ciclovia e nos trechos com maior congestionamento de veículos.

“São 12,9 km, desde a Rua Luiz Maria até a rótula de Paripe. Essa é uma das vias em que mais trafegam veículos em Salvador: são um milhão de veículos que passam aqui por mês, nos dois sentidos. Imagine a quantidade de pessoas que usam essa avenida. Realizamos, lá em 2016, uma primeira intervenção, com uma série de modificações e de ajustes. Porém, o fato é que o tempo vai exigindo novos ajustes, a demanda foi aumentando, enquanto que a Prefeitura ganhou uma outra dimensão, o que nos permite dar início a mais uma obra”, destacou Bruno Reis.

O secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller, comentou sobre a importância de uma nova reforma na região: “Salvador é uma cidade que cresce e muda o tempo todo. Por exemplo, esse túnel que foi feito de ligação Pirajá-Lobato (feita pelo governo do estado) foi uma excelente obra, que traz facilidades, mas que trouxe também consequências negativas para a Suburbana. O retorno, que foi projetado, não tem capacidade de dar fluidez à saída do túnel e ao fluxo que foi desviado para cá. Então, tudo isso teve que ser repensado pelos técnicos da Transalvador e da Semob, que trabalharam junto a uma consultoria especializada”.

Uma nova Suburbana

A primeira mudança virá na região da Boa Vista do Lobato, próximo à saída do túnel de Ligação Lobato-Pirajá. Ali será construída uma alça para otimizar o trânsito no local, permitindo que os veículos oriundos de Pirajá tenham acesso direto à Av. Afrânio Peixoto já no sentido Calçada/Centro, sem precisar pegar o retorno, como ocorre atualmente.

Da mesma forma, no trecho entre o retorno e o acesso ao Alto do Cabrito, a avenida também será alargada e ganhará mais uma faixa, evitando engarrafamentos.

Já próximo aos bairros de Plataforma e de São João do Cabrito, a Transalvador vai fazer intervenções para facilitar o tráfego entre a avenida e as vias locais, como a construção de uma via marginal da Av. Afrânio Peixoto, no sentido Paripe, logo após o Parque São Bartolomeu.

Inclusive, o acesso ao Parque também será facilitado com uma nova ligação. No sentido Calçada/Centro, a avenida vai ganhar uma terceira faixa e uma área de espera para os veículos que seguem em direção à Rua São Bartolomeu.

Ciclistas

Além dos veículos, os avanços viários na Av. Afrânio Peixoto vão contemplar os ciclistas. O projeto prevê a requalificação de toda a rede cicloviária já existente. Ela será alargada ao longo dos quase 13 km de extensão da via e passará para o canteiro, dando mais segurança às pessoas.

“Essa é uma ciclovia que as pessoas do Subúrbio utilizam muito, temos aqui diariamente muitas pessoas passando de bicicleta para irem ao trabalho, por exemplo. Então, hoje se trata de uma importante forma de mobilidade do Subúrbio. Vamos nivelar toda a ciclofaixa. Com isso, ela ficará mais ampla. Atualmente, você tem um limitador de espaço porque ela é rebaixada. Com isso, vamos trazer mais segurança para as pessoas e também mais conforto”, explicou Décio Martins.

exclamção leia também