29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Orientação - 18/08/2023, 12:42 - Da Redação

Prefeitura promove rondas de fiscalização de ambulantes no Pelô

Ação foi realizada por equipes da Semop e da Guarda Civil Municipal

Ação teve como foco a atuação dos pintores corporais
Ação teve como foco a atuação dos pintores corporais |  Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Diretoria de Segurança Urbana da Guarda Civil Municipal (GCM) vêm realizando rondas de fiscalização no Centro Histórico de Salvador, para avaliar a atuação do comércio ambulante no local. Nesta semana, a ação teve como foco a atuação dos pintores corporais, verificando se os trabalhadores estão devidamente cadastrados, padronizados e seguindo as orientações da gestão municipal.

“Conversamos com os trabalhadores, orientando para que cumpram o regulamento da Prefeitura, que é usar o colete numerado, o crachá e o kit. As implementações das medidas no Pelourinho estão ajudando a mudar a cultura, coibindo abusos, mas o trabalho diário é que ajuda a surtir efeito”, declara o coordenador de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Rodrigo Castro Lima.

O encarregado de Serviços Públicos da Semop na região do Centro Histórico, Glauco Bastos, ressaltou que as abordagens têm caráter educativo. Ele lembrou que os trabalhadores passaram por um curso de capacitação, promovido pela Prefeitura, com o objetivo de oferecerem o serviço de forma adequada e ordenada. “Caso algum turista se sinta lesado, basta procurar a Prefeitura para que as medidas cabíveis sejam tomadas”.

Há sete anos atuando como pintor, Marcelo Vinícius Santos concorda com o ordenamento. "É importante porque a gente se sente seguro. Hoje, graças a Deus, tenho essa oportunidade de ser cadastrado e exercer a função, e até para que os turistas vejam que atuamos em um padrão diferente. Sou só gratidão".

Há dois anos e meio na Praça Municipal, Ângelo Rosemário Freitas também aprovou a orientação dos fiscais. "Achei correto. Ainda bem que eles vêm aqui para coibir a atuação de clandestinos. A gente trabalha certinho, fazendo tudo tabelado, organizado, como aprendemos na capacitação”.

Servidora pública de Fortaleza, Carla Araújo está visitando a cidade desde a quarta-feira (16) e concordou com Freitas. “Eu não conhecia o serviço, fui abordada e estou gostando. Ao ver que são profissionais com identificação, fico mais tranquila”.

Material e capacitação

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura promove rondas de fiscalização de ambulantes no Pelô
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Os kits de trabalho foram entregues aos pintores corporais no mês de junho, em evento no Casarão 17, no Centro Histórico. Na ocasião, eles receberam crachá e colete de identificação, além de pincéis, tinta atóxica e o certificado da capacitação promovida pelo Sou Salvador.

A entrega contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Cultura e Turismo (Secult) e Ordem Pública (Semop), além do secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), do subprefeito do Centro Histórico e representantes da sociedade civil.

Durante o curso de capacitação, ocorrida na sede da Associação Pracatum, no Candeal, os pintores assistiram a uma palestra sobre tratamento aos turistas, hospitalidade e precificação, e também participaram de uma oficina de pintura corporal.

exclamção leia também