26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA - 04/12/2022, 12:39 - Da Redação - Atualizado em 04/12/2022, 13:06

Prefeitura promete rigor em investigação sobre incêndio em estátua

Atentado à estátua de Mãe Stella de Oxóssi será investigado pela Polícia Civil

Escultura é uma das últimas peças produzidas pelo artista plástico Tatti Moreno
Escultura é uma das últimas peças produzidas pelo artista plástico Tatti Moreno |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

O ataque à estátua de Mãe Stella de Oxóssi, instalada na avenida que leva o nome da Ialorixá, na ligação da Avenida Paralela com a orla de Stella Maris, será investigado com rigor pelas autoridades responsáveis. É o que garante o prefeito da capital baiana, Bruno Reis. A obra foi incendiada durante a madrugada deste domingo, 4. O caso, de acordo com a Prefietura, foi registrado na 12ª Delegacia de Itapuã.

Por meio de nota à imprensa, Reis lamentou o atentado. "Lamentável o incêndio criminoso na estátua de Mãe Stella de Oxóssi, ocorrido nesta madrugada. Não é a primeira vez que esse símbolo passa por uma situação de vandalismo atrelado à intolerância religiosa", afirma.

O prefeito assegurou que o caso será investigado. "Estamos apurando o caso para que os responsáveis sejam identificados e punidos. Já estamos registrando o boletim de ocorrência e determinamos a remoção da estátua para que seja recuperada", frisou na nota.

A obra, uma das últimas produzidas pelo artista plástico Tatti Moreno (1944-2022), será removida do local para posterior recuperação, conforme informado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

Leia mais

Maria Marighella debate sobre filme "Marighella" em Salvador

Ossada de homem desaparecido é encontrada na Chapada Diamantina

O conjunto escultórico Mãe Stella e Oxóssi foi entregue em abril de 2019. No mesmo ano a estátua foi alvo de vandalismo. A obra foi pichada e teve uma placa arrancada. Mãe Stella de Oxóssi, famosa ialorixá que liderou, durante anos, o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018, cinco meses antes da inauguração da obra de arte.

exclamção leia também