
A prefeitura de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (3), proibindo os passeios com charrete em todo o município. A decisão foi tomada após um cavalo passar mal e ir ao chão, em Morro de São Paulo, na terça (2).
Na ocasião, o animal foi amparado por banhistas que estavam na praia. Não foi informado se ele resistiu ao sofrimento causado pelas exaustivas viagens carregando frequentadores do local.
De acordo com a prefeitura, após o ocorrido, foram realizadas fiscalizações no local e avaliação vetrinária nos animais.
"A utilização de tração animal torna-se inadequeado do ponto de vista humanitário, entretanto tem mantido diversas famílias", diz o comunicado da prefeitura de Cairu, salientando que o prefeito vai se reunir com a Associação dos Charreteiros para encontrar uma alternativa.
Nas redes sociais, algumas personalidades se manifestaram contra a utilização de cavalos para puxarem charrete em Cairu. "Tem que ser proibido imediatamente e para sempre! Um paraíso destes não pode ser um inferno para os animais. Estou à disposição para ajudar no que for preciso", disse a ativista e protetora dos animais Luisa Mell.
A jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle também soltou a voz no Instagram. "Como já falei, crônica de uma morte anunciada!! É preciso agir urgente", bradou.