25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Xô, mosquito - 13/08/2023, 15:57 - Vinicius Rebouças

Prefeitura inicia ‘Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti’

Ação do CCZ promove ações nos 12 Distritos Sanitários

Distritos Sanitários de Salvador serão visitados por técnicos
Distritos Sanitários de Salvador serão visitados por técnicos |  Foto: Divulgação/PMS

A ‘Semana Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti’ começa nesta segunda-feira (14). A campanha do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador será realizada até o dia 18 de agosto nos doze Distritos Sanitários da capital baiana.

O objetivo é fechar o cerco contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

A iniciativa vai promover diversas atividades em bairros estratégicos da capital baiana. Entre as atividades programadas em campo estão sala de espera em postos de saúde com orientações aos pacientes para os cuidados com as arboviroses, além de inspeção e controle vetorial em clínicas particulares, órgãos públicos e estações de transbordo.

Também serão realizadas uma ‘ação chaveiro’ em parceria com a Guarda Civil Municipal; reavaliação de imóveis focados; atividades com acumuladores de materiais inservíveis em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); mutirões de eliminação de focos em bueiros e nas ruas, entre outras.

Orientação nas escolas

A intensificação da propagação de informações de forma lúdica e orientada também é o foco da Semana de Mobilização. Os estudantes de escolas municipais receberão feiras de exposição com a participação de fantoches para explicar como evitar o processo de reprodução dos mosquitos.

Acontecerá também a realização de feira de saúde focada em Zoonoses com uma mostra de diversos processos evitáveis para proliferação do Aedes.

Ao longo da semana, caminhadas serão realizadas nas localidades com apoio dos agentes de endemia para distribuir panfletos e chamar a população para a questão de preservar os espaços com a ausência do Aedes.

exclamção leia também