O centro de Salvador sempre foi conhecido pelo potencial do comércio, um lugar onde é possível encontrar de tudo e com um preço mais acessível. Apesar das benesses, a desorganização do local era um problema.
Para minimizar essa questão, a Prefeitura de Salvador entregou, na manhã desta quarta-feira (6), o Camelódromo do Relógio de São Pedro, na Avenida Sete de Setembro.
A nova estrutura garantiu uma modificação total da Praça Barão do Rio Branco, onde fica o relógio, que ganhou mais espaço e mais organização para o comércio informal, que é a marca do local, e também para os lojistas, que ganharam mais espaço e visibilidade de suas lojas com a requalificação.
Na entrega do equipamento, o prefeito Bruno Reis destacou que a iniciativa também está chegando a outros pontos da cidade com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, como em Mussurunga, Sussuarana e São Cristóvão.
Quem gostou mesmo da novidade foram os vendedores que estão abancados na estrutura. Carlos Bahia trabalha há mais de 20 anos na região, e garante que a estrutura vai fazer a diferença. “É muito mais organizado, mais bonito, a praça ganhou espaço. Está uma maravilha. Antes fazia até vergonha trazer um parente aqui no local de trabalho”, contou. Gilberto Lima, o Giba dos Óculos, também aprovou. “Chuva e sol sempre foram um problema, danificava a mercadoria. Era um amontoado de sombreiro velho, rasgado, e agora ganhamos essa estrutura”, pontuou.
ESTRUTURA
A área utilizada para a instalação do camelódromo é de 282 metros quadrados e tem capacidade para acomodar até 80 vendedores habilitados para estarem ali. O grande benefício da estrutura, que é metálica e possui e telhas isotérmicas, capazes de reduzir a sensação de calor, é justamente proteger os vendedores e os seus produtos de sol e chuva.
A Prefeitura de Salvador garantiu ainda e instalação de iluminação em LED para melhorar a visibilidade e também trazer maior sensação de segurança para o local. Além disso, cada um dos setores da estrutura conta com depósitos para armazenamento seguro dos produtos.
O prefeito destacou ainda que está movimentando outras iniciativas para favorecer o comércio de Salvador, como a construção de novos mercados populares em diferentes regiões da cidade, como Itapuã, Periperi, Jardim Cruzeiro, Cajazeiras