A Prefeitura de Estreito, no Maranhão, decretou situação de emergência nesta sexta-feira (27), após a queda da ponte Juscelino Kubitschek Oliveira, que liga o estado ao Tocantins. O acidente resultou na morte de 11 pessoas, enquanto outras 6 seguem desaparecidas.
“Fica declarado estado de emergência no Município de Estreito/MA, em virtude do colapso da Ponte Juscelino Kubitschek e seus impactos ambientais, humanos e econômicos, com validade inicial de 180 dias, prorrogável por igual período, se necessário”, afirma o decreto assinado pelo prefeito Léo Cunha (PL).
Leia mais:
Só tragédias! Acidentes marcam o fim de semana no Brasil
Acidente entre carro e moto deixa ao menos três feridos na Paralela
O documento destaca a necessidade de reforço imediato nos serviços de saúde para monitorar possíveis doenças causadas pela contaminação da água e do solo. Durante a queda da ponte, veículos que transportavam ácido sulfúrico e pesticidas despencaram no Rio Tocantins, agravando os riscos ambientais e sanitários.
Além disso, o decreto autoriza a contratação de serviços e obras emergenciais, bem como a aquisição de veículos e outros recursos imprescindíveis para enfrentar a situação.