O vice-prefeito Marcelo Gaúcho (PTB), do município de Santo Antônio da Patrulha (RS), conseguiu salvar a vida de um cavalo que estava prestes a se afogar nas enchentes de Canoas (RS). O político aparece realizando o resgate em um vídeo.
O animal estava quase totalmente submerso, apenas com o focinho para fora da água. O prefeito, que também é domador, disse que encontrou o cavalo em situação difícil enquanto trabalhava em outros resgates.
"Ele girava para todos os lados. Jamais deixaria um cavalo morrer aos meus olhos", disse Marcelo Gaúcho em entrevista no podcast 'Mais que tal'.
De acordo com o gestor municipal, não era possível tirá-lo da água se não realizasse a montaria. Ele detalhou que o ato faz parte da maneira de "orientar" o animal para o resgate mais eficiente.
"Ia ser difícil a condução com o jet ski e ele estava muito mal. Para você poder orientar o cavalo é importante a montaria. Ali não dava pé nem para ele, nem para mim. Ele vinha só com o focinho para fora. Ia morrer ali", explicou.
Ainda segundo Marcelo, o cavalo foi levado até um lugar seguro e depois começou a segui-lo. "O mais interessante de tudo foi ver ele querendo vir atrás de mim. Talvez por um agradecimento. Quem conhece cavalo sabe do que eu tô falando, a confiança que o cavalo tem nas pessoas", disse.