![Combustível foi levado para análise em laboratório da ANP](https://cdn.jornalmassa.com.br/img/Artigo-Destaque/1250000/380x300/Posto-de-Candeias-tem-16-mil-litros-de-diesel-inte0125143200202403141910-ScaleOutside-1.webp?fallback=%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1250000%2FPosto-de-Candeias-tem-16-mil-litros-de-diesel-inte0125143200202403141910.jpg%3Fxid%3D5941940&xid=5941940)
Durante mais uma etapa da operação Posto Legal, finalizada nesta quinta-feira (14), um posto de combustíveis localizado em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, foi flagrado comercializando óleo diesel com problemas de qualidade.
O estabelecimento foi autuado e teve, aproximadamente, 16.500 litros do produto interditados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Uma amostra do diesel, e outras duas de óleo diesel B, foram coletadas pela ANP para serem analisadas no laboratório do órgão, na Bahia.
Os testes locais, que avaliam a qualidade dos combustíveis durante a ação fiscal, foram conduzidos por servidores da ANP e do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA). No total, desde a segunda-feira (11), foram fiscalizados 20 postos em Salvador, Camaçari e Candeias.
A força-tarefa envolve também a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que verifica as questões legais relativas aos direitos do consumidor, e o Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro), que faz a verificação da exatidão das medições volumétrica ou quantitativas e outras questões de segurança das bombas e dos bicos.
Como denunciar
Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados na Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior), e ainda no site disquedenuncia.com.