Moradores que vivem na região do Largo do Campo Grande reclamam da falta de acesso à Praça 2 de Julho, em Salvador, devido a instalação das atrações de Natal. Inaugurada no início deste mês, a decoração natalina provocou o fechamento do local, sendo aberto apenas no período da noite, deixando do lado de fora moradores que utilizavam a praça como forma de lazer.
“O Campo Grande é uma praça referência, onde os idosos se reúnem para jogar dominó, onde a gente leva as crianças para se divertir e brincar, mas agora, em pleno dia, está tudo fechado. Eu acho isso péssimo”, afirma a terapeuta Iracema Souza, 42. De passagem pelo lugar, ela conta que foi até a praça para ter um momento de descontração, mas acabou encontrando todos portões de acesso fechados.
Sentados na calçada do lado de fora, muitos idosos se queixam. José Gomes, 82, morador do Largo do Campo Grande há 50 anos, frequenta o espaço público todos os dias e diz que a chegada das instalações fez com que muitos moradores antigos parassem de vir até o local pela falta de segurança nos arredores.
“A gente não tem acesso com segurança ao interior da praça, temos que ficar na rua, sem ter onde sentar, e sujeitos ao assalto e a violência”.
* Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes