Seis contêineres com equipamentos e materiais que serão usados na sondagem da Ponte Salvador-Itaparica chegaram neste sábado (9), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
Os equipamentos, que foram embarcados em um navio que saiu da China com destino ao Rio de Janeiro numa viagem que durou 30 dias, estão armazenados em um galpão.
Segundo informações do Governo do Estado, dentre os itens que chegaram na Bahia, estão três perfuratrizes especiais que possuem um sistema de compensação de ondas, tecnologia chinesa fundamental para executar o serviço no mar durante o inverno.
Ainda de acordo com o órgão, esse sistema permite também a estabilização das balsas onde estarão as plataformas, garantindo assim uma melhor qualidade dos resultados.
Sobre a sondagem
A sondagem é uma atividade necessária para compreender as características do terreno e dimensionar a fundação da estrutura da ponte. Com uso de perfuratrizes, são obtidos fragmentos do solo no local onde serão instalados os pilares. Posteriormente, essas amostras são enviadas para laboratório onde são feitas as análises detalhadas do material coletado.
Já foram iniciadas as sondagens em terra no município de Vera Cruz, dia 31 de janeiro, e em Salvador, dia 21 de fevereiro. Nos próximos dias, o serviço será realizado na área de borda do mar de Vera Cruz, em uma plataforma que já está montada. Em seguida, começa a sondagem em águas rasas e profundas com uso de balsas de grande porte e os equipamentos chineses que chegaram neste sábado (9).