25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Tenso! - 27/11/2024, 14:38 - Vinicius Portugal

Políticos se solidarizam com vítimas da chuva em Salvador

De ministros a vereadores, diversos políticos demonstram preocupação com a situação da capital baiana

Chuvas intensas já causaram enormes transtornos na capital baiana
Chuvas intensas já causaram enormes transtornos na capital baiana |  Foto: Reprodução/ Redes sociais

As fortes chuvas que atingem Salvador e causam desastres em várias regiões da cidade mobilizaram políticos baianos, que usaram as redes sociais para prestar solidariedade às vítimas.

O ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, manifestou solidariedade às vítimas e reforçou sua confiança nas ações do governo estadual para enfrentar a situação.

"Com imensa tristeza, recebi a notícia de que as fortes chuvas que atingem Salvador nesta quarta-feira fizeram uma vítima fatal, além de deixar pessoas feridas e desabrigadas. Minha solidariedade está com as famílias impactadas por essa tragédia", declarou Rui.

Ele também destacou o trabalho das equipes mobilizadas para prestar assistência à população. "Tenho confiança nas equipes do Governo da Bahia, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as equipes de saúde seguem prestando todo o suporte necessário neste momento tão difícil", completou.

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), atribuiu as enchentes que afetam a cidade à “força da natureza” e reforçou a importância de a população aceitar o suporte dos órgãos responsáveis para enfrentar a situação.

Leia mais:

Bruno Reis garante apoio às famílias afetadas pela chuva em Salvador

Governador lamenta morte em desabamento e coloca Estado à disposição

“É muita chuva em pouco tempo, já são cinco dias. O solo já está encharcado. Era esperado 111 milímetros de chuva no mês, mas já passou de 300. Essa foi a região mais castigada. Então, de fato, é algo da força da natureza. Todas as encostas estão, de certa forma, sendo protegidas por diversas tecnologias, mas, quando chove muito, isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo”, explicou em entrevista à TV Bahia.

A ex-prefeita da capital baiana, Lídice da Mata (PCdoB), lamentou os desabamentos em Saramandaia, no bairro de Pernambués, onde diversas casas desmoronaram, deixando uma pessoa soterrada. “Minha solidariedade aos moradores da Saramandaia que tiveram suas casas soterradas devido às fortes chuvas que atingem Salvador”, escreveu Lídice.

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) também se pronunciou, reforçando o acompanhamento da situação pela Câmara Municipal. “Toda nossa solidariedade à família das vítimas de soterramentos em Saramandaia. Estamos acompanhando a situação junto aos órgãos públicos em diversos bairros da cidade e prestando atendimentos no que compete ao papel da ouvidoria da Câmara”, afirmou.

Augusto também defendeu a criação de políticas públicas mais robustas para enfrentar os efeitos das chuvas. “Salvador precisa se preparar ao longo de todo o ano para enfrentar fortes chuvas, com um programa de requalificação de moradias, contenção de encostas mais eficientes, investimentos em saneamento básico e preservação ambiental”.

exclamção leia também