Entre as operações dos agentes da Polícia Federal realizadas nesta sexta-feira, 14, está um mandado de busca e apreensão gerado em Salvador referente ao combate às fraudes no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A quantia do prejuízo não foi divulgada a princípio.
As investigações indicam que os fraudadores acessavam, de forma indevida, o sistema “Meu INSS”, de acordo com a PF. A meta dos criminosos era liberar a margem de consignação e realizar empréstimos considerados fraudulentos, em nomes de titulares de benefícios previdenciários.
Como resultado, os envolvidos vão responder por associação criminosa, assim como estelionato previdenciário. Do contrário, a polícia não comunicou quantas pessoas são suspeitas da prática, assim como há quanto tempo o caso está sendo investigado.
O aplicativo “Meu INSS” corresponde a uma ferramenta criada para que os cidadãos consigam acessar, tanto pelo computador quanto pelo celular, mais de 90 serviços oferecidos pelo programa, dentro de sua própria casa.