30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Diversão - 28/11/2023, 17:14 - Da Redação

PM baiano das antigas vira personagem de quadrinhos

Trabalho homenageia Guarda Pelé, famoso pela atuação criativa ao ordenar o trânsito de Salvador

O policial militar aposentado Armando Marques da Silva, mais conhecido como Guarda Pelé, famoso no Brasil e no mundo pela atuação criativa ao ordenar o trânsito de Salvador, nos anos 60 e 70, se transformou em personagem em quadrinhos.

A revistinha é resultado do trabalho de conclusão do curso de Artes Plásticas da UFBA do tenente da reserva da Polícia Militar (PM), Eliezer da Silva Araújo, e que será lançada nesta terça-feira (28), na sede da Escola de Belas Artes da UFBA, no Canela, na exposição “Tempo”, que reunirá trabalhos dos outros alunos do curso.

Imagem ilustrativa da imagem PM baiano das antigas vira personagem de quadrinhos
Foto: Divulgação / SSP

“Traduzir o Guarda Pelé em herói de quadrinhos é um dos meus resultados de uma disciplina do curso. A próxima etapa é transformá-lo em Projeto Mural, ou seja, uma ocupação do espaço público através da arte. Como ele teve uma atuação expressiva na Rua Chile, a ideia é transformar uma parede de um antigo centro comercial com uma ilustração da atuação do Guarda Pelé. Agora é trabalhar para conseguir financiamento e viabilizar a iniciativa”, destaca Eliezer.

Essa não é a primeira vez que o mais famoso guarda do Brasil integra um projeto de arte. Na literatura, em 2013, o historiador e então capitão Raimundo Marins, hoje tenente-coronel da PMBA, lançou o livro “Guarda Pelé”, que narra a história do militar que se tornou uma atração na cidade, estrelou em diversas campanhas publicitárias, recebeu prêmios e se apresentou na Inglaterra, com a presença da Rainha Elizabeth, onde foi agraciado com um apito de ouro pela polícia inglesa Scotland Yard.

exclamção leia também