A tradicional Festa de Labatut, realizada entre os dias 12 e 14 de julho no fim de linha da Rua Velha de Pirajá, marcou o encerramento das comemorações do 2 de Julho no bairro. Foram três dias de muita festa, com apresentações de artistas locais e nacionais, como o poeta, Arrastão dos Barriados, Arrastão da Garagem, As Labaguetes, Pipoca do Van Van Toda Hora, Pipoca do Arrocha, Pricila Carolaine, Ruan Tenente e Filipe Vieira.
No domingo (14), o tradicional arrastão com bandas, paredões e trios tomou conta das ruas, animando os moradores. Apesar da empolgação com a festa, alguns membros da comunidade ressaltaram a necessidade de resgatar as tradições originais do evento.
Rogério Caldas, ambulante, lamentou a concentração da festa apenas no fim de linha da Rua Velha. "Acabou a tradição", disse ele. "A festa era em todo o bairro e agora está concentrada somente no final de linha. Quando deveria ser aqui em cima, na praça de Pirajá, que fica o panteão do general."
Rogério também falou sobre a expectativa de vendas durante a festa: "A gente tem bastante expectativa para todos os dias, principalmente para hoje que vai concentrar o maior público."
Para os moradores, a Festa de Labatut é um evento de grande importância para o bairro. Raimundo Dalto Barreto, vendedor artesanal, elogiou a estrutura da festa e a participação do público. "A estrutura da festa está muito boa, muito tradicional. O povo participa em peso. É a primeira vez que eu venho vender, mas outras vezes eu venho participar", afirmou ele.
A Festa de Labatut vai além da folia. Ela é um importante evento cultural e histórico que celebra a Batalha de Pirajá, travada em 8 de novembro de 1822, e homenageia os heróis que lutaram pela independência da Bahia.
A batalha, liderada pelo General Labatut à frente das tropas brasileiras, foi um dos principais confrontos da guerra e resultou em uma vitória decisiva para o país. A realização anual da Festa de Labatut é fundamental para manter viva a memória da Batalha de Pirajá e da luta pela independência da Bahia.
"A festa é importante e tem que continuar. Tem que ser bem-vinda pela população. Eu venho todo ano com o meu filho, agora eles precisam melhorar a segurança", disse o pedreiro Renato Silva da Anunciação.
Além de celebrar a história, a Festa de Labatut é um importante elemento da identidade cultural do bairro de Pirajá e da cidade de Salvador.