
Um voo que iria do Rio Grande do Norte para Minas Gerais precisou realizar um desvio de rota sob declaração de emergência. A situação ocorreu nesta segunda-feira (22), 25 minutos após a decolagem da aeronave no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. Apesar do susto, o pouso ocorreu em segurança e não houve feridos.
A aeronave modelo Airbus A320neo, de matrícula PR-YHH, decolou do aeroporto de Natal às 1h35 com destino ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Na gravação do áudio do voo AD-4001, da Azul Linhas Aéreas, é possível ouvir o momento em que os pilotos disparam a comunicação de “mayday,mayday,mayday” ao controle de tráfego.
De acordo com dados das plataformas de rastreamento online de voos, os pilotos iniciaram a descida emergencial no momento em que o avião estava a pouco mais de 36 mil pés (11km). Nesse exato momento, os pilotos também informaram o controlador: “Mayday, Mayday, Mayday Azul quatro zero zero uno, descida rápida para o nível zero zero”.
O Airbus A32neo pousou às 3h46, no aeroporto de Natal, cerca de 45 minutos após a descida.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas alegou que o voo precisou voltar ao aeroporto de origem por questões técnicas identificadas após a decolagem, com o pouso acontecendo em segurança, e os clientes desembarcando normalmente. "A companhia ressalta que os clientes estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e serão reacomodados em outros voos. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações", diz nota.
