
Após pouco mais de quatro anos, o Projeto de Lei que defendia atendimento preferencial para pessoas com fibromialgia (doença que causa dor e fraqueza generalizada), saiu do papel, tornou-se a lei de nº 9.708 /2023 e já começou a gerar benefícios para a população.
Nesta segunda-feira (26), a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Paula Matos, lançou oficialmente, a Carteira para Pessoas com Fibromialgia, que tem por finalidade reduzir as dificuldades que esse público enfrenta no dia a dia.
Agora, com esse documento, as pessoas portadoras dessa doença poderão ter atendimentos preferenciais em diversos serviços públicos.
"É um momento histórico, importante. Quando a gente fala de pessoas com fibromialgia, a gente está falando de pessoas que têm dor crônica. Pessoas que, por vezes, não recebem do outro o acolhimento necessário. Eu percebi que foi um processo demorado, mas a ideia era que acontecesse da maneira mais legal. Então, nesse mês de fevereiro roxo, a gente está iniciando a entrega dessa carteirinha que proporciona para essas pessoas uma sensação de acolhimento", declarou Ana Paula Matos.
Ainda durante o evento, que aconteceu na Escola de Saúde Pública de Salvador, no bairro do Comércio, também foi lançado um site para que os portadores de fibromialgia possam dar entrada no pedido da carteirinha.
No entanto, para que o documento seja aprovado, será necessário atender alguns critérios exigidos pela SMS, que também podem ser conferidos por meio da internet.
