27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

minas da pesca - 22/01/2025, 21:27 - Da Redação

Pescadoras e marisqueiras lançam segunda edição do projeto Elas à Frente da Pesca

Primeira edição do projeto, realizada entre os anos de 2023 e 2024, capacitou 120 mulheres baianas

Cerimônia de abertura contou com a presença de 130 pescadoras e marisqueiras dos municípios de Salvador, Camamu e Sobradinho
Cerimônia de abertura contou com a presença de 130 pescadoras e marisqueiras dos municípios de Salvador, Camamu e Sobradinho |  Foto: Divulgação

A Bahia Pesca e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) lançaram, nesta quarta-feira (22), a segunda edição do projeto 'Elas à Frente da Pesca'. A cerimônia de abertura ocorreu no Centro Vocacional de Tecnologia do Pescado (CVTT), no distrito de Acupe, em Santo Amaro, e contou com a presença de 130 pescadoras e marisqueiras dos municípios de Salvador, Camamu e Sobradinho.

Leia mais:
Projeto proporcionará banho de mar assistido em Salvador
Integrantes de projetos do Ilê Aiyê serão capacitados na Escola de Eletricistas da Neoenergia Coelba
Central telefônica do Samu não funcionará na madrugada desta quinta

O projeto é uma iniciativa conjunta da SPM-BA e da Bahia Pesca, com objetivo de promover a inclusão socioprodutiva e o empoderamento das mulheres que atuam na pesca artesanal mediante a realização de cursos imersivos de Produção de Biojoias, Boas Práticas na Manipulação do Pescado e Desenvolvimento de Novos Produtos Derivados do Pescado.

A programação incluiu palestras, como a sobre 'Autonomia e Autocuidado', além de um planejamento detalhado das ações a serem realizadas nos três municípios participantes. Essas atividades têm como objetivo diversificar as fontes de renda das participantes, incentivando o empreendedorismo e a valorização dos recursos locais de forma sustentável.

Projeto é uma iniciativa conjunta da SPM-BA e da Bahia Pesca
Projeto é uma iniciativa conjunta da SPM-BA e da Bahia Pesca | Foto: Divulgação

A primeira edição do projeto, realizada entre os anos de 2023 e 2024 capacitou 120 mulheres de comunidades de Salvador e do Recôncavo Baiano.

O presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, destacou o protagonismo feminino no segmento. “As mulheres representam a maioria dos registros profissionais de pesca na Bahia e desempenham um papel fundamental na pesca artesanal. Nossa expectativa é de que este projeto continue promovendo o empoderamento feminino e gerando resultados positivos.”

A superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM-BA, Luciana Mota, frisou a importância do evento para consolidar laços entre as participantes e impulsionar os impactos do projeto em suas comunidades. “Este encontro é um momento de acolhimento, partilha e planejamento para mais uma edição do Elas à Frente da Pesca. Estamos orgulhosas de contribuir com iniciativas que promovem a autonomia das mulheres e a inclusão socioprodutiva.”

exclamção leia também