O Bairro da Paz, uma das localidades mais populosas de Salvador, vai receber, neste sábado (29), das 13h às 18h, a 1ª edição da PeriFeiras Pretas de 2024, que será realizada na sede da Agência de Notícias das Favelas, na Rua da União.
Idealizado para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de pessoas negras nas comunidades periféricas, o projeto realiza feiras de empreendimentos como forma de contribuir com o aumento de rendas desse público. A programação também contará com a participação da Banda de Percussão, o Coral Feminino, o Coletivo de Hip Hop e outros.
Dhay Borges, coordenador geral do Coletivo Resistência Preta (CRP) - uma das instituições organizadoras do evento - conta mais detalhes da proposta que tem como principal objetivo estimular a economia comunitária. "O projeto PeriFeiras Pretas é uma plataforma social do movimento negro, que atua, especialmente, dentro das periferias da cidade de Salvador, onde realizamos o trabalho de mapeamento de empreendedores e empreendedoras dentro das comunidades para que a gente consiga construir projetos que viabilizem e potencializem e aqueça a economia local dentro dos territórios", contou em entrevista ao MASSA!.
Por meio desse projeto, os empreendedores poderão realizar cadastros para que sejam acompanhados por empresas e profissionais parceiros que tenham interesse em contribuir com a qualificação dos negócios. "A ideia é que, a partir dessa rede, a gente possa buscar linhas de crédito que sejam facilitadoras, com juros baixos, com uma carência que dê capacidade às pessoas se organizarem e ter um capital de giro, para que seus negócios sejam empreendidos de forma digna.
A previsão é que, até o final deste ano, o projeto passe, também, pelos bairros de Nova Divineia, Cajazeiras, Ribeira, Massaranduba, Nordeste de Amaralina e São Cristóvão. "As atividades realizadas seguirão o modelo de palestras, network, identificação, coletagem de informações acerca do empreendedorismo local, fazer uma interação intercomunitária e mapear o máximo possível de empreendedoras e empreendedores"
A Agência de Notícias das Favelas também participa da organização do evento, que também recebe o apoio da Secretaria das Periferias (Ministério da Saúde- FIOCRUZ), Conselho de Moradores do Bairro da Paz, Fórum de de Saúde das Periferias da Bahia, Casa Marielle Franco, Centro Público de Economia Solidária da Bahia e Fórum de Entidades do Bairro da Paz.