28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Vale a pena - 29/11/2024, 06:00 - Vitória Sacramento

Pelourinho recebe maior evento de afrofuturismo da América Latina

Expectativa é de superar os 8 mil participantes do ano passado

Evento terá entrada gratuita
Evento terá entrada gratuita |  Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), o Centro Histórico de Salvador receberá o Festival Afrofuturismo - Ano VI, evento que une a ancestralidade africana e a inovação tecnológica, sob o tema 'Adinkras - o código fonte da liberdade'. Considerado o maior evento de afrofuturismo da América Latina, o festival é promovido pelo Hub de Inovação Vale do Dendê, em parceria com organizações como SEBRAE e Prefeitura de Salvador.

Com entrada gratuita e atividades acessíveis. A expectativa é de superar os 8 mil participantes do ano passado. O encontro celebra os símbolos Adinkras, criados pelo povo Asante de Gana, conectando saberes ancestrais às demandas contemporâneas. A programação inclui palestras, exposições, rodas de conversa e apresentações culturais, distribuídas em 15 espaços emblemáticos do Pelourinho.

À frente do festival está Paulo Rogério Nunes, fundador do Vale do Dendê e um dos principais idealizadores do evento. Natural de Salvador, Paulo é um dos nomes mais influentes do afrofuturismo mundial, reconhecido pela ONU como um dos afrofuturistas mais importantes do mundo. Escritor, empreendedor e ativista, ele tem liderado iniciativas que colocam a inovação, a diversidade e a criatividade no centro do desenvolvimento social e econômico.

Em entrevista, Paulo destacou a importância do festival como um espaço de transformação. “O evento tem tudo a ver com o combate ao racismo, porque ele traz para pessoas negras a possibilidade de sonhar com outro futuro. Mostramos outra perspectiva, com pessoas negras na inovação, tecnologia e criatividade, dando novas possibilidades para jovens, crianças e a sociedade em geral.”

A abertura contará com Grazi Mendes, uma das 100 futuristas afrodescendentes mais influentes do mundo, que lançará seu livro Ancestrais do Futuro. Outros nomes de destaque incluem Rene Silva, fundador do Jornal Voz da Comunidade, e Liz Gomis, diretora da Mansa, instituição que conecta culturas africanas globais.

Os visitantes poderão escolher trilhas temáticas como Literatura, Arte, Corpo em Movimento e Cênico-Musical. Essas trilhas abrangem desde painéis sobre inteligência artificial e moda africana até shows de grupos como Cortejo Afro e Banda Afrocidade.

O evento ocorre em diversos locais do Pelourinho e a programação completa está disponível no site oficial do festival.

exclamção leia também