
A Prefeitura de Salvador realizou, nesta manhã de terça-feira (23), o lançamento do Carnaval na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu. O evento contou com a presença de autoridades e lideranças negras.
Foram feitas homenagens a cultura Afro da capital baiana, cultura essa que foi exaltada por Pedro Tourinho, Secretário de Cultura e Turismo da Prefs. De acordo com ele, foi feito um grande trabalho de "reposicionamento" da cidade para "dar protagonismo à maior parte da população".
"É uma alegria muito grande a gente poder analisar o passado tempo de carnaval até carnaval. Ano passado, nós tivemos um carnaval em que deslocamos a atuação mais do centro. Fizemos um carnaval em que começamos a focar ainda mais nas ações do posicionamento de Salvador capital Afro. Nós passamos o ano inteiro trabalhando esse posicionamento da cidade, esse reposicionamento da cidade para sua identidade matriz. Tem pouco mais de um ano que eu entrei no carro do prefeito. Lembro que na primeira entrevista que me perguntaram qual era o objetivo que eu tinha de estar aqui como secretário de Cultura e Turismo. Eu respondi que meu objetivo principal era que o povo de Salvador pudesse se reconhecer nas histórias que a cidade conta. E ao focarmos em Salvador capital Afro nós estamos dando protagonismo para a maior parte da nossa população. A gente costuma dizer, nesse ano que passou, que se o turismo é a principal atividade econômica de Salvador, em Salvador o turismo também é cultura. A cultura que move o turismo, desde o primeiro momento nós investimos nisso. E a cultura de Salvador é, evidentemente, negra. Desde o primeiro momento, com todo o apoio de toda a prefeitura e do prefeito Bruno Reis, nós começamos a investir cada vez mais em cultura negra, mas em todos os elementos dessa barca", enalteceu Tourinho.
Ainda de acordo com o secretário, a vinda de Beyoncé para Salvador é um dos marcos do crescimento de Salvador e do investimento feito na cultura. Ele afirma que esse ano terá o objetivo de buscar mais patrocínios para investir na cultura negra, visto que, de acordo com ele, 20 projetos do tipo foram "financiado exclusivamente pela Prefeitura de Salvador".

"A vinda da maior estrela da música pop mundial para Salvador [Beyoncé], o investimento próprio para lançar o seu próprio projeto, ou seja, Salvador é um palco que dá resultado, isso coroa o trabalho de nós todos aqui, porque é um reconhecimento internacional que traz visibilidade e com isso traz recursos, nós precisamos de recursos do segmento privado. O mês de novembro, que nós investimos em mais de 20 projetos de produtores e artistas negros, foi financiado exclusivamente pela Prefeitura de Salvador, tivemos poucas ações de patrocinadores. O nosso desafio para 2024 é trazer mais investidores privados", pontuou Pedro Tourinho.
