Concessionárias que cobram pedágio em rodovias federais passarão a aceitar pagamentos via PIX, crédito e débito. A regra foi definida em uma portaria publicada pelo Ministério dos Transportes nesta sexta-feira (8).
Além disso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá definir a quantidade de cabines com essa forma de pagamento por praça de pedágio.
Na Bahia, os pedágios localizados na BR-324 (ligação Salvador/ Feira de Santana) e BR-116 (ligação Feira de Santana à divisa Bahia/MG), também se adequa à regra.
A ViaBahia, empresa que administra as praças de pedágio citadas anteriormente, terá um prazo de noventa dias para se adaptar à medida, e elaborar um planejamento que se adeque à determinação do Ministério dos Transportes.
O objetivo da mudança é garantir mais eficiência e praticidade no ato de cobrança das tarifas nos pedágios. Após o prazo de noventa dias, os pedágios terão que contar com cabines que recebam, além do dinheiro em espécie, os pagamentos por PIX, cartão físico ou aplicativos de celular.